O prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, deve eleger seu sucessor nas eleições de 2024. É o que aponta a pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião nesta segunda-feira (26/06) e divulgada hoje (27/06).
Se a eleição para prefeitura de Manacapuru fosse realizada nos próximos dias, a atual vice-prefeita do município, Valciléia Maciel seria eleita com 34,1% dos votos.
Franz Melendez – secretário de comunicação do município – teria 20,0% das intenções de voto, seguido de José Maria Bastos (11.4%), Linda Leite (Lindynês) (6.6%, Raphael Maddy (2,4%) e Dena Alves (0,9%).
Com Valciléia e Melendez, ambos aliados do prefeito, liderando a pesquisa, a vitória de D’Ângelo na sucessão da prefeitura de Manacapuru está viabilizada.
O levantamento tem como objetivo captar a intenção de voto de maneira espontânea e estimulada para prefeito de Manacapuru em 2024 e a aprovação das administrações federal, estadual e municipal.
Segundo Durango Duarte, CEO da Perspectiva, para a realização da pesquisa foi considerada a estimativa de voto baseada no comportamento eleitoral do 1o. turno de Manacapuru em 2022.
Naquele ano, 72.661 eleitores estavam aptos a votar e 57.566 compareceram às urnas.
Foram entrevistados 350 eleitores.
Vice-prefeita lidera
A pesquisa aponta que atual vice-prefeita do de Manacapuru lidera com folga as intenções de voto, com 14,1 pontos percentuais acima do segundo colocado, Franz Melendez.
No melhor cenário, e considerando a margem de erro de 5,2%, Melendez chegaria a 25,3% dos votos, mas não conseguiria derrotar Valciléia que, no pior cenário teria 28,9%.
Valciléia é a primeira (34,1%) e segunda opção (12,9%) dos entrevistados, com potencial de 47,1% das intenções de voto e rejeição de 5,1%.
Se a eleição fosse realizada nos próximos dias, José Maria Bastos, que aparece em terceira colocação, mesmo apresentando 16,6% no melhor cenário, dificilmente conseguiria superar a votação de Melendez que no pior cenário aparece com 14,8%.
Franz Melendez aparece em segundo lugar com potencial de 27,6% de votos e 6,9% de potencial de rejeição.
José Maria Bastos tem potencial de votos de 18,4% e potencial de rejeição de 9,2%.
Administração de D’Ângelo e Wilson Lima em alta
A pesquisa captou, ainda, a avaliação dos eleitores sobre das administrações do atual prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, do governador Wilson Lima e do presidente Lula.
A administração de Beto D’Ângelo tem 84,8% de aprovação e a administração de Wilson Lima no município é de 64,2%.
A aprovação da administração do presidente da República é de 57,3%.
Gau de confiabilidade de 95,0%
A margem de erro da pesquisa é de 5,2%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.
Isso significa que se fossem feitas 100 (cem) entrevistas com a mesma metodologia, 95 (noventa e cinco) estariam dentro da margem de erro prevista.
Confira a pesquisa na íntegra:
Leia Mais: