Veículo que ganhou grande importância durante a pandemia, ligando comerciantes e consumidores através do sistema de delivery, a motocicleta sumiu das concessionárias. Em abril, as montadoras de todo o Pais lançaram somente 1.479 unidades no mercado, cerca de 90% menos que a média mensal registrada antes da quarentena.
Em maio, esse número cresceu, mas ainda ficou bem abaixo que o normal. A produção de motocicletas no País foi de 14.609 unidades, representando uma queda de 85,5% em comparação ao mesmo mês de 2019, quando foram produzidas 100.998 unidades. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano foram fabricadas 313.687 motocicletas, uma redução de 33,1% na comparação com o mesmo período de 2019, que foi de 468.984 unidades.
“A produção somente começou se recuperar na primeira quinzena de maio, com o retorno de aproximadamente metade das fábricas que estavam paradas por conta da pandemia de Covid-19. Os dados de maio refletem essa retomada gradual de atividades do setor e apontam para tendência de uma nova melhora no comparativo mensal de produção em junho”, disse o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Reflexo nas vendas
Mas o aumento da produção ainda não impactou as vendas. Foram comercializadas somente 29.192 unidades em maio, 70,2% menos em relação ao registrado no mesmo mês de 2019. “É importante destacar que devido à paralisação dos Detrans de diversas cidades, existe um volume de motocicletas vendidas que ainda não foi emplacado, ou seja, registrado como venda”, ressaltou o presidente da Abraciclo.
O setor de exportação de motocicletas também está sofrendo com a pandemia. No mês passado, foram exportadas apenas 236 unidades. Retração de 44,6% na comparação com abril, e de 92,7% se levadas em consideração as 3.232 motocicletas embarcadas para o exterior no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as exportações somaram 7.487 unidades, representando uma queda de 57,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 17.538 unidades exportadas.
Fonte: Agência Brasil.