quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

No Setembro Amarelo, Sejusc reforça Disque 188 para combate ao suicídio

O secretário da Sejusc, Emerson Lima, falou sobre a importância do Disque 188 e da campanha "Setembro Amarelo" – de prevenção e combate ao suicídio.
COMPARTILHE
Emerson Lima também destacou cartilha da Sejusc que orienta sobre direitos do público LGBTQIA+ (Foto: Reprodução/RealTime1)
Emerson Lima também destacou cartilha da Sejusc que orienta sobre direitos do público LGBTQIA+ (Foto: Reprodução/RealTime1)

No ano passado, 290 pessoas tiraram a própria vida e até julho deste ano foram 140 pessoas. Esses números tristes foram apresentados pelo titular da  Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Emerson Lima, em entrevista à TV RealTime1.

Na ocasião, o secretário falou sobre a importância do Disque 188 e da campanha “Setembro Amarelo” – de prevenção e combate ao suicídio.

“Temos o nosso Disque 188 para dar apoio psicológico às pessoas e a própria sede da Sejusc para fazer esse acolhimento, na Rua Salvador”, diz Emerson Lima.

Ele destaca que equipes da secretaria têm ido a diversos locais da cidade para alertar sobre o problema e dar a devida orientação, sobretudo ao público mais jovem.

O secretário diz que parte desses suicídios ocorreram com pessoas que tomaram substâncias tóxicas, enquanto outras eram acometidas de transtornos mentais, como depressão.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Ele orienta aos familiares para que fiquem atentos aos sintomas como falta de apetite, isolamento, irritação e observar o rendimento escolar.

A pandemia também teve seus efeitos agravando pessoas com tendências depressívas que ficaram confinadas em casa para evitar a contaminação pelo vírus.

Emerson Lima também divulgou outra ação da Sejusc que é a cartilha de retificação de prenome e gênero para o público LGBTQIA+

“Há como garatir e conquistar esse direito”, diz o secretário acrescendo que a cartilha tem orientações como, por exemplo, quais documentos são necessários para revisão dos pronomes.

Confira a entrevista:

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

COMPARTILHE