segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

MPC-AM e TCE realizam mesa redonda sobre prevenção a desastres

O evento será realizado no dia 28 com a participação de especialistas e autoridades para debate sobre ações de prevenção, preparação e resposta a situações de risco.
COMPARTILHE
TCE - gestores Medida vale para servidores, estagiários, colaboradores e visitantes, segundo o Tribunal de Contas (Foto: Divulgação/TCE-AM)

Para discutir formas de prevenção a desastres naturais como as recentes tragédias ocasionadas por deslizamentos de terras em Manaus após fortes chuvas do inverno amazônico, o Ministério Público de Contas (MPC), com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), abriu inscrições para uma mesa redonda que terá como foco a ‘Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas’.

O encontro contará com palestras e debates de representantes nacionais da Defesa Civil, além de integrantes de órgãos do Estado e de municípios do interior do Amazonas.

O evento será realizado no dia 28 de abril e as inscrições podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas Públicas (ECP)

pelo endereço virtual https://tceam.moodle360.com.br/ead/enrol/index.php?id=783.

Podem participar líderes comunitários, estudantes, servidores públicos, entre outros.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Apesar de ser realizado presencialmente, no auditório da Corte de Contas amazonense, o evento terá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do TCE-AM, entre elas YouTube, Facebook e Instagram.

Pensando na inclusão social, a transmissão também contará com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, a realização do evento acontece em um momento em que se intensificam os desastres ocasionados pelas fortes chuvas na região.

“A ideia da realização da mesa redonda surgiu a partir da intensificação dos eventos climáticos extremos na nossa região. Alagamentos, desbarrancamentos, enchentes e vazantes tornaram-se mais frequentes nos últimos anos, prejudicando populações vulneráveis às mudanças climáticas. É necessário implementar políticas públicas para evitar esses desastres e agir rapidamente em caso de ocorrência”, destacou o presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

Entre os participantes já confirmados na mesa redonda está o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Souza; o Secretário-Executivo de Proteção e Defesa Civil, Gladiston Silva; o secretário de estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira; o secretário municipal de Segurança, Sérgio Fontes; a defensora pública Manuela Cantanhede Veiga Antunes, entre outros.

Idealizador do encontro, o procurador de contas Ruy Marcelo destacou que o objetivo principal do evento é o de reunir e debater com as autoridades responsáveis pela condução das políticas públicas relativas à defesa civil municipal e estadual, bem como de comunicar à sociedade as ações e planejamentos em curso.

“Será uma oportunidade preciosa para que todos possam se informar sobre os projetos em curso, sobretudo sobre planejamentos, em níveis federal, estadual e municipal para prevenção dos desastres e fortalecimento das ações de resposta, tratando de enchentes, estiagens e chuvas. Vale a pena participar para se informar e interagir com esses atores que são os responsáveis pela elaboração de políticas públicas que podem salvar vidas”, explicou o procurador do MPC.

Leia Mais:

COMPARTILHE