O MP-AM (Ministério Público do Amazonas) expediu nova recomendação à prefeitura de Itacoatiara para que suspenda todos os serviços não essenciais e intensifique a fiscalização estabelecimentos que descumprirem o decreto estadual.
O órgão diz que o município pode solicitar a força policial do Estado para ajudar no supervisionamento e determina o uso obrigatório de máscaras em locais públicos. Segundo o MP-AM, o descumprimento dos decretos municipais e das recomendações incide em crime contra a saúde pública, com pena de detenção e reclusão de até 15 anos.
No domingo, o prefeito Mário Abrahim (PSC) anunciou, no facebook, decreto que inclui toque de recolher de 21h às 5h por 15 dias no município (a 270 quilômetros de Manaus) para conter o avanço da Covid-19. Itacoatiara registra 3.090 casos confirmados e 103 mortes pela doença, segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.