quinta-feira, 5 de novembro de 2026

Meta da Semsa é imunizar 100% da população a partir de 2021

Futura titular da pasta, Shádia Fraxe, disse que a prioridade da gestão é traçar ações para combater o coronavírus, incluindo a imunização dos manauaras.
COMPARTILHE

Uma das pastas mais importantes de uma administração pública é a da Saúde. Em Manaus, a partir do dia 1º de janeiro, a Secretaria Municipal (Semsa) será comandada pela médica Shádia Fraxe.

No dia em que foi anunciada pelo prefeito eleito David Almeida, a futura titular da pasta falou ao RealTime1 que a prioridade da futura gestão é traçar ações estratégicas para o combate ao coronavírus, incluindo a imunização dos manauaras.

“Nossa cidade tem sofrido muito com os casos novos e é essa a nossa prioridade. Nosso prefeito tem o objetivo de atingir 100% da população com as vacinas e, inclusive, já há uma conversa alinhada com o Governo do Estado”, disse Shádia, enfatizando que já há uma cartilha do Ministério da Saúde sobre o plano de vacinação e que o recebimento dos lotes se dará por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“A saúde está em constante evolução. A Covid é uma situação nova para o mundo todo. Nossas ações já programadas precisam ter isso como prioridade e é nisso que estamos construindo nossa gestão todos os dias”, frisou a futura secretária municipal.

Unidades Básicas

Shádia disse que a equipe de transição já está fazendo um “espelho de toda a situação” das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e que, nos primeiros 15 dias, vai buscar viabilizar um maior acesso à população.

“Sou médica da ponta há 12 anos. Sei o que é essa falta de acessibilidade, o que é tentar abraçar todo mundo da melhor forma igualitária possível”, pontuou.

A médica disse ainda que, mesmo tendo a Covid como pauta prioritária, a Semsa continuará dando a atenção devida às demais ações programáticas da pasta.

“Ela [UBS] é a porta de entrada de todo cidadão. Neste momento, essa porta está priorizando a Covid. As outras ações programáticas continuam acontecendo porque a população precisa muito e é nosso foco atendê-la e aumentar a abrangência da atenção primária. Mas fomos pegos pela pandemia e precisamos priorizar essa estratégia”, destacou Shádia.

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

COMPARTILHE