quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

ASSISTENTE VIRTUAL

Meta atualiza termos de uso para treinar IA com dados de usuários

No Brasil um formulário de oposição ao uso de dados foi disponibilizado em 22 de maio.
COMPARTILHE
Meta atualiza termos de uso para treinar IA com dados de usuários. A Meta esclareceu que as publicações, fotos e legendas dos usuários serão utilizadas no treinamento da IA (Foto: Reprodução/Canva)
A Meta esclareceu que as publicações, fotos e legendas dos usuários serão utilizadas no treinamento da IA (Foto: Reprodução/Canva)

A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, atualizou recentemente seus termos de uso para incluir a utilização de posts dos usuários no aperfeiçoamento e treinamento de sua inteligência artificial (IA).

Historicamente, a Meta já emprega IA em suas plataformas para moderação de conteúdo, como a remoção de posts com nudez ou discurso de ódio.

A novidade agora é que as informações dos usuários também serão usadas para treinar um sistema de IA generativa, semelhante ao ChatGPT, que poderá criar textos e imagens. O objetivo é desenvolver uma assistente virtual para interagir com os usuários.

Coleta de dados

A Meta planejava implementar sua nova política de privacidade na União Europeia em 26 de junho, mas adiou a mudança após críticas. Nos Estados Unidos, onde as leis de privacidade são mais flexíveis, a empresa já utiliza dados públicos de usuários desde o ano passado.

No Brasil, a situação não está completamente clara, mas um formulário de oposição ao uso de dados foi disponibilizado em 22 de maio, sugerindo que os dados dos brasileiros já estão sendo usados.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Tipos de dados utilizados

A Meta esclareceu que as publicações, fotos e legendas dos usuários serão utilizadas no treinamento da IA, mas as mensagens privadas não serão incluídas.

A empresa utiliza esses dados para identificar padrões de linguagem e geografia, sem associar as informações a perfis individuais.

Como recusar o uso de dados

Usuários que desejarem recusar o uso de seus dados para o treinamento da IA podem fazê-lo através das configurações de privacidade no Instagram ou Facebook.

No Instagram, basta acessar Configurações e privacidade > Sobre e Política de privacidade > Outras políticas e artigos > Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa, e preencher o formulário disponível na seção “Direito de se opor”.

No Facebook, o procedimento é similar e o link para o formulário também está disponível. Essa atualização reflete a contínua evolução das políticas de privacidade e o papel crescente da IA nas plataformas sociais da Meta.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE