O ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) Coronel Menezes afirmou, nesta sexta-feira (29), que o prefeito David Almeida, filiado ao Avante, pretende disputar as eleições de 2024 pelo Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje, além do próprio Menezes, abriga o deputado federal Capitão Alberto Neto e que, no Amazonas, é comandado por Alfredo Nascimento.
A afirmação foi feita em uma publicação nas redes sociais. No post, Menezes diz textualmente que “o prefeito quer ser candidato à reeleição pelo PL“.
Na publicação, ele questiona se eventualmente David teria apoio de Bolsonaro para entrar no partido, uma vez que o prefeito já criticou o então presidente à época dos ataques do governo federal à Zona Franca de Manaus.
No post do Instagram, Menezes reproduz um vídeo em que o prefeito, em maio do ano passado, critica o presidente. Na ocasião, David disse que não havia ninguém “leso” em Manaus. “O cara teve 67% dos votos aqui. A gente não tem que ver ele acabar com nossos empregos“, discursou o prefeito à época.
“Será que ele está contando com o apoio do presidente? Ele mudou de ideia ou não passa de um oportunista?”, publicou Menezes.
Procurado pelo RealTime1, David disse que permanece no Avante e que só vai tratar de assuntos relacionados à eleição após o Carnaval de 2024.
“Estou focado no trabalho por Manaus”, disse o prefeito.
Em 2022, David declarou voto em Bolsonaro no segundo turno, contrariando o Avante, que estava na coligação do então candidato Lula (PT).
Na mesma eleição, David anunciou apoio à reeleição de Omar Aziz (PSD) para o Senado, que teve como principal adversário Coronel Menezes.
David e Menezes se afastaram no início de 2022, quando vazou um áudio em que Menezes sugeria ter poder para boicotar a relação entre o prefeito e o então presidente da República.
Coronel Menezes é o articulador político de Bolsonaro no Amazonas e atualmente é vice-presidente do PL no Estado.
Recentemente, ele chegou a ser expulso do partido após criticar publicamente Alberto Neto, que preside a sigla em Manaus, mas conseguiu uma decisão liminar na Justiça do Amazonas para permanecer nos quadros da legenda.
Em 2020, Menezes foi candidato a prefeito de Manaus pelo Patriotas e ficou em terceiro lugar. Após boa votação na cidade em 2022, quando tentou se eleger senador pelo PL, ele vem brigando internamente no partido contra Alberto Neto para ser candidato a prefeito novamente em 2024.