quarta-feira, 23 de setembro de 2026
BIÊNIO 2024-2026

Leda Mara quer o Ministério Público do Amazonas mais próximo das demandas da sociedade

COMPARTILHE
Leda Mara Nascimento Albuquerque, será empossada nesta terça procuradora-geral do MP-AM (Foto: Hirailton Gomes/MP-AM)

A promotora Leda Mara Nascimento Albuquerque toma posse nesta terça-feira (15/10) como procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com o objetivo de aproximar a instituição da sociedade e enfrentar as demandas cotidianas de forma mais eficaz.

Em entrevista ao RealTime1, Leda Mara, que sucederá o atual procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues, para o biênio 2024-2026, destacou que o Ministério Público precisa estar cada vez mais atento e a serviço da sociedade, atuando como condutor de políticas públicas.

“O Ministério Público precisa ter um olhar voltado para os problemas contemporâneos, sem se perder na burocracia dos processos ou nas imposições modificadas”, explicou.

Problemas da sociedade precisam ser enfrentados de forma prática pelo MP-AM

Leda Mara ressaltou que as demandas da sociedade estão cada vez mais complexas, envolvendo questões que antes não existiam, como aquelas relacionadas à tecnologia da informação e às mudanças climáticas.

“Não podemos relativizar esses problemas”, destacou.

Ela reforçou a necessidade de uma atuação mais resolutiva das promotorias ambientais, em sintonia com as promotorias de urbanismo e outras áreas, para enfrentar essas questões de maneira prática.

“O MP-AM pode cumprir esse papel levando o debate para as escolas e realizando um trabalho de conscientização. Está na hora de buscarmos resolutividade na atuação do MP frente a esses desafios”, afirmou.

Combate ao preconceito e às questões de gênero no MP-AM

Outro ponto que Leda Mara deseja que o Ministério Público enfrente de maneira eficaz é o combate ao preconceito e às questões de gênero.

“Estamos no século XXI e, lamentavelmente, ainda convivemos com misoginia, falta de sororidade, preconceito e discriminação, que afetam não apenas mulheres, mas também idosos, indígenas e pessoas com deficiência”, destacou.

Ela defendeu que o Ministério Público não pode se limitar ao discurso. É necessário um trabalho interno, de dentro para fora, que se reflita em ações práticas.

“Vamos adotar isso como política institucional no Ministério Público do Amazonas”

“Vamos adotar isso como política institucional. Não podemos ficar apenas no discurso. Precisamos reforçar a política interna para gerar repercussões externas que promovam uma mudança de pensamento na sociedade”, afirmou.

Durante sua primeira gestão, Leda Mara realizou em Manaus a 1ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Norte, evento aberto pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O objetivo foi colher diagnósticos e promover a troca de boas práticas, visando alcançar a equidade de gênero no sistema de justiça brasileiro e garantir o respeito e o espaço feminino no MP.

Posse reforça compromisso com a diversidade da sociedade

A cerimônia de posse de Leda Mara, marcada para as 16h no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, no edifício-sede do MP-AM, contará com a participação de uma indígena que entoará o Hino Nacional, reforçando o compromisso da nova procuradora-geral com o respeito à diversidade e ao pluralismo social.

O local da posse, a sede do MP-AM, foi escolhido para prestigiar a instituição e seus membros, reforçando a importância do Ministério Público para a sociedade.

Sobre Leda Mara Nascimento Albuquerque

Graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Leda Mara Nascimento Albuquerque é doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ingressou no Ministério Público do Amazonas em fevereiro de 1996 e será a segunda vez que assumirá a Procuradoria do Ministério Público do Amazonas. Ela foi procuradora-geral do MP-AM durante o biênio 2018-2020. 

Com 28 anos no MPAM e vasta experiência administrativa, Leda Mara Albuquerque irá chefiar o MPAM nos próximos dois anos (biênio 2024-2026).

Foi escolhida pelo governador Wilson Lima, após obter a maioria dos votos em eleição interna no MPAM e figurar na lista tríplice, com 101 votos. 

Leia Mais:

COMPARTILHE