sexta-feira, 14 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

MANACAPURU

Idam inaugura Unidade Demonstrativa do Guaraná em Manacapuru

A área, que terá 250 mudas da espécie, servirá para a capacitação e assistência técnica aos produtores
COMPARTILHE
Manacapuru,Guaraná,Idam,Amazonas
Divulgação/Idam

Manacapuru está a um passo de se tornar, também, referência em produção de guaraná no Amazonas, com a assistência do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). No próximo mês, o instituto inaugura, no município, uma Unidade Demonstrativa (UD) do Guaraná, a primeira da região do Baixo Solimões, em uma área de 0,30 hectare de terra firme.

A UD está em fase final de instalação e funcionará no sítio Novo Canaã, no ramal do Acajatuba, propriedade privada, que pertence ao produtor Elias Medeiros do Carmo. O local servirá como referência de cultivo tecnificado e utilizado para realização de métodos de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos agricultores do município e região metropolitana de Manaus (RMM).

Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a unidade representa um avanço significativo para a cultura do guaraná em Manacapuru, que, em 2022, produziu 1,5 tonelada do fruto, em uma área de seis hectares. “Acreditamos no potencial do município e na possibilidade da cultura se consolidar na cidade. Por isso, em dezembro, a unidade estará atuando a todo vapor e, inclusive, já planejamos um Dia de Campo para levar capacitação ao produtor rural e promover as boas práticas e tecnologias disponíveis voltadas à cultura”, disse.

Já o coordenador do Projeto Prioritário do Guaraná do Idam, Pedro Chaves, informou que uma equipe técnica do instituto tem intensificado as visitas técnicas na propriedade para que, até o final de dezembro, a instalação da UD seja concluída.

“Com isso, acredito que nossos produtores do Baixo Solimões poderão alcançar resultados positivos, com toda a assistência, apresentação de métodos e capacitação que prestaremos aos que atuam no cultivo. Fecharemos 2023 com chave de ouro e iniciaremos 2024 com pé direito, em relação à produção de guaraná em Manacapuru”, projetou.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Processos

Com as cultivares de guaraná BRS Maués e BRS Amazonas, a unidade contará, inicialmente, com 250 plantas, que têm sido preparadas desde setembro pela equipe técnica do Idam. No local, já foram realizados processos como a escolha da área, coleta de solos, e neste mês, foi concluído o balizamento do local.

Após o balizamento, o instituto iniciou a abertura das ‘covas’ para o plantio dos cultivares, que será realizado a partir do mês de dezembro. Os insumos e mudas já foram adquiridos, segundo informou o Idam.

Unidade Demonstrativa

A UD do Guaraná em Manacapuru é uma iniciativa do Idam, por meio de atuações da unidade local (UnLoc) do instituto no município, da Gerência de apoio à Produção Vegetal (GPV) e Gerência de Capacitação e Metodologia de ATER (Gecam), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fazenda Manancial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE