terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Hemoam convoca doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos

No Dia Mundial do Doador de Sangue hemocentro do Amazonas continua com o estoque abaixo do esperado. Sempre em junho o estoque sofre baixa considerável.
COMPARTILHE
doação de sangue
o Hemoam é o maior consumidor de bolsas sangue do estado do Amazonas e recebe, em média, 12 mil bolsas de componentes sanguíneos por ano para o tratamento de pacientes. (Foto: Divulgação)

Historicamente no mês de junho, estoques de sangue de todos os hemocentros do país sofrem uma baixa considerável. Por este motivo e pensando ainda no dia 14 de junho, que é o dia Nacional do Doador de Sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fará diversas atividades no sentido de conscientizar a população para a importância da doação.

Para isso, diversas parcerias foram feitas com a sociedade civil organizada, empresas privadas, igrejas e instituições públicas para que doadores voluntários possam ajudar a garantir um estoque adequado de bolsas para o Hemoam.

Todo esse trabalho faz parte do “Junho Vermelho”, reconhecido pelo Ministério da Saúde como o mês para a conscientização deste ato solidário, que pode salvar muitas vidas.

Na próxima terça-feira, dia 16, a campanha em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contará com a presença de torcedores e jogadores de pelo menos dez clubes locais para a doação voluntária.

No dia 17, participam da campanha instituições como o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), além de uma faculdade particular e membros de igrejas de Manaus.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

É importante lembrar, que todos os doadores voluntários que tiveram suspeita de infecção por Dengue, Chikungunya, Covid-19 ou que tiveram essas infecções, ou ainda que apresentaram febre precisam ficar sem doar durante 30 dias. E os que tiveram suspeita de infecção por Zica, devem ficar 120 sem fazer doação.

Doações de Plasma Sanguíneo

Para os doadores que foram infectados pelo novo coronavírus, que já se curaram e já passaram dos 30 dias da infecção e ainda quiserem fazer a doação do plasma sanguíneo, o agendamento desta coleta pode ser feito pelos números (92) 3655-0166, 98421-4184 e 99984-4585, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

O plasma sanguíneo coletado será usado em pacientes internados em estado grave da doença, por um equipamento que extrai somente o componente desejado do sangue. Uma única doação poderá atender até quatro pacientes.

A eficiência desse método já é reconhecida internacionalmente, onde estudos dão conta que o plasma convalescente pode diminuir a mortalidade e carga viral, promovendo a melhora clínica e diminuição de tempo de internação dos pacientes.

COMPARTILHE