terça-feira, 23 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Governo capacita escolas e faculdades para retorno às atividades presenciais

A FVS-AM tem como missão buscar a melhoria da qualidade de vida da população do estado do Amazonas, por meio da promoção e proteção à saúde.
COMPARTILHE
saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com o Instituto Educações e com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM), realiza nesta sexta-feira (14) treinamento on-line sobre as ‘Normas e recomendações para o retorno gradual das atividades presenciais na Educação’. A atividade acontece a partir das 10h (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e fanpage do Facebook do Instituto Educações.

Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a rede de educação precisa assegurar as medidas preventivas na comunidade escolar. “A desaceleração do casos em Manaus é importante, mas o risco não passou, e até o momento não há remédios ou vacina para evitar a Covid-19. Portanto, é essencial o uso de máscaras, higienização frequente das mãos e manter o distanciamento seguro entre as pessoas”, salientou.

O presidente do Instituto Educações, professor Rony Siqueira, mediador da capacitação, destacou a importância de se ter a educação pública e a privada no mesmo evento. “Estamos unidos com um único propósito – preservar vidas usando a maior arma que temos: o conhecimento. Acredito que essas boas práticas de higienização das instituições de ensino serão reproduzidas em outros ambientes, ajudando no combate à pandemia”, finalizou.

Além das escolas e instituições de ensino superior da rede privada, participarão o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus) e os sindicatos das instituições de ensino privado de Rondônia e de São Paulo. O evento também contará com a presença de Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Para a transmissão, foram convidados colaboradores administrativos, merendeiras, membros das equipes pedagógicas, professores e estudantes representantes de turma das redes pública e privada que vão acompanhar a apresentação ao vivo. Para participar, basta se inscrever no canal do Instituto Educações no YouTube ou Fanpage no Facebook.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A capacitação será ministrada pelos representantes da FVS-AM, a coordenadora da Comissão de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Tatyana Amorim, e o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária em exercício, Jackson Alagoas, que vão discorrer sobre as medidas de segurança e imediatas notificações em casos de suspeitas de síndromes gripais.

Referência

A FVS-AM tem como missão buscar a melhoria da qualidade de vida da população do estado do Amazonas, por meio da promoção e proteção à saúde, mediante ações integradas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial, bem como o controle de doenças e agravos, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais.

A instituição atua há mais de 15 anos em Vigilância em Saúde no Amazonas e possui vasta experiência no controle de surtos, epidemias, pandemias, desastres naturais e relacionados ao homem e demais situações inusitadas que coloquem em risco a saúde da população amazonense. A FVS-AM é uma das poucas instituições públicas no Brasil dedicada, exclusivamente, à vigilância em saúde, sendo referência regional, nacional e internacional na sua área de atuação e a única plenamente em atividade no país.

Atualmente, é o órgão do Governo do Amazonas que emite, diariamente, o boletim com cenário epidemiológico de Covid-19 no estado, que, na última edição, registrou o marco de 92.335 pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença até esta quarta-feira (12/08).

COMPARTILHE