O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), do Governo do Amazonas, entregou em Nova Olinda do Norte, bens obtidos por meio de edital para setores social e primário.
A ação beneficiou 605 famílias do município, além de proporcionar melhores condições de trabalho, incentivar o aumento da produção e a conservação do meio ambiente.
Setor Primário
No setor primário, a Associação Comunitária Agroextrativista de Canumã (Ascomac) foi beneficiada com um trator agrícola 75CV, grade aradora e kit de lâmina frontal.
Estes equipamentos irão aumentar em 50% a capacidade produtiva e em 100% a mecanização agrícola das áreas degradadas.
A Ascomac produz anualmente 800 toneladas de pimentão, 15.500 maços de coentro, 15.600 maços de cebolinha, 12 mil pés de alface e 125 toneladas de farinha de mandioca,
Já a Cooperativa Mista Agropecuária da Agricultura Familiar de Nova Olinda do Norte (COOMAGAFNON) obteve um trator agrícola 75CV, uma grade aradora e kit de lâmina frontal.
Portanto, com os novos equipamentos, a cooperativa alcançará melhores condições na produção e aumentará a produtividade agrícola em 50%.
A produção anual da cooperativa é de 10 toneladas de cupuaçu, 16 mil maços de coentro, 18 mil maços de couve, 20 toneladas de macaxeira e 30 toneladas de banana.
Social
No setor social, a Pestalozzi atende pessoas com deficiência, da criança ao idoso. A escola atua no desenvolvimento das potencialidades dos deficientes e disponibiliza serviços de educação e saúde.
A instituição recebeu materiais permanentes e um veículo do Fundo de Promoção Social. O automóvel, certamente, viabilizará melhores condições de transporte no âmbito da associação.
Sendo assim, contribuirá para ampliar a abrangência dos atendimentos, visando também a segurança, conforto e mobilidade das pessoas assistidas.
Parceria
Ainda na ação, o FPS entregou 600 máscaras, kits de limpeza e 50 frascos de álcool em gel, que foram doados pela Secretaria de Assistência Social do Estado do Amazonas (Seas).
Além disso, o Fundo também entregou 12 cadeiras de rodas e posturais, resultado de parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Custeio e Monitoramento
Através do Fundo, o Governo do Amazonas seleciona, custeia e monitora projetos sociais que promovam inclusão social e produtiva de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.