terça-feira, 23 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Facebook descarta ataque hacker e atribui apagão a "falha interna"

De acordo com o Facebook, mudança em estrutura que coordena o tráfego os seus centros de dados gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação entre os servidores.
COMPARTILHE
Facebook

Em nota assinada por seu engenheiro de infraestrutura, Santosh Janardhan, o Facebook informou que o apagão global que afetou as plataformas, que incluem o WhatsApp e o Instagram, por quase seis horas nesta segunda-feira (4) não foi causado por um ataque hacker. De acordo com a publicação, uma falha interna gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação entre os servidores.

O problema durante uma mudança em estrutura que coordena o tráfego os seus centros de dados do Facebook.

Ainda na nota, a empresa pediu desculpas aos usuários que foram prejudicados durante o apagão. “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

Assim que o acesso à rede social foi restabelecido, presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, também se desculpou publicamente pelo problema. “Desculpem pela interrupção de hoje — eu sei o quanto vocês dependem de nossos serviços para ficarem conectados com as pessoas de quem gostam”, afirmou o bilionário.

Confira a nota do Facebook na íntegra:

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia determinaram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

Da Redação

Leia mais:

COMPARTILHE