terça-feira, 23 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Estudantes da rede estadual seguem para nova fase do concurso 'Faça Bonito'

Mais de 430 alunos da rede estadual de ensino se inscreveram no concurso "Faça Bonito" e participaram da primeira fase do processo.
COMPARTILHE
Estudantes Concurso

Mais de 430 alunos da rede estadual de ensino se inscreveram no concurso “Faça Bonito” e participaram da primeira fase do processo. Com o tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”, o concurso consiste em duas modalidades: produção de “Desenhos” e “Poesias”, voltadas à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, tendo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas).

Seleção Interna

O concurso está dividido em três fases: interna, municipal e estadual. Ao todo, foram inscritos 233 alunos na categoria “Poesia” e 203 na categoria “Desenho”. Estudantes das escolas públicas da capital e do interior estão participando. Na primeira fase, cada escola elegeu dois representantes, sendo um por modalidade. Conforme o edital, os trabalhos selecionados devem ser enviados pelas escolas ou coordenadorias de educação até o dia a próxima segunda-feira, 17/04.

Escola Benício Leão

Quem já está garantida para a segunda fase da disputa é a estudante Sofia Darla, de 10 anos, aluna da Escola Estadual Professor Benício Leão, localizada na zona sul de Manaus. A representante falou sobre a sua experiência em competições e destacou o apoio da professora no ato da sua inscrição. Desenhar é uma das paixões da pequena Sofia.

“A professora falou que eu iria participar de um concurso de desenhos que tinha o primeiro, segundo e terceiro lugar. No primeiro concurso que eu participei, ganhei o terceiro lugar. No outro, ganhei o segundo lugar, agora eu estou participando de novo para tentar o primeiro lugar”, disse Sofia, uma das representantes da escola.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Estímulo

Na EE Professor Benício Leão, desde o 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos são incentivados a participar de competições como concursos de cartas, concurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) e, agora, o “Faça Bonito”.

Abordando o assunto de forma cuidadosa e sensível com os alunos, a gestora da escola, Luciele Oliveira, explicou a importância da participação nos concursos e do estímulo às crianças. Segundo a gestora, a escola também é motivada pela Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2) a estar sempre participando dessas atividades, incentivando às inscrições dos alunos.

“A nossa escola tem tradição de participar desses desafios. Ano passado, em outro concurso, participamos e fomos premiados. A gente vê talento de todas as formas. O desenho é inerente às crianças, elas gostam de desenhar. Incentivando e repassando a temática, elas colocam a ideia no papel”, explicou a gestora.

Faça Bonito

Com o objetivo de estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes da rede pública de ensino, o concurso é realizado em todo o país com a temática “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”.

Participam do concurso alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, sendo: do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia.

Leia mais:

COMPARTILHE