sexta-feira, 14 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

"Esperança" é a palavra do ano de 2022 escolhida pelos brasileiros

O termo foi o mais comentado entre os 1.200 respondentes em pesquisa da Consultoria CAUSE, seguido por "decepção" e "dificuldade", ambas empatadas na segunda posição.
COMPARTILHE
esperança

A Consultoria CAUSE realizou um levantamento estatístico, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, e revela que a palavra do ano de 2022 eleita pelos brasileiros é “esperança”.

Na 7ª edição do estudo, o termo “esperança” é o mais comentado entre os 1.200 respondentes da pesquisa deste ano, seguido por “decepção” e “dificuldade”, ambas empatadas na segunda posição nas preferências dos entrevistados.

Na edição de 2021, a palavra escolhida foi “vacina”, já que esteve na ponta da língua da população brasileira, uma vez que foi um período marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. E esse é um fator importante para entendermos que a espera das pessoas por dias melhores.

“A vitória da palavra ‘esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, ‘decepção’, termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano”, comenta Leandro Machado, Sócio da CAUSE.

A tradicional pesquisa realizada anualmente, tem como missão compreender o espírito da época, ou seja, entender os sentimentos dos cidadãos, expressos em uma palavra, além de gerar debates e reflexões acerca das preocupações e focos da sociedade para o ano que se iniciará.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Metodologia 

Um grupo de especialistas convidados pela CAUSE selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022. Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1.200 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 04 e 09 de novembro.

A margem de erro é de até 3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Ao final, os organizadores fizeram um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público para escolher a palavra do ano de 2022.

Com a escolha da palavra “esperança” para definir o ano de 2022, é possível perceber que as pessoas tendem a se movimentar politicamente em 2023, uma vez que desejam mudanças que podem trazer melhorias do cenário enfrentado pelo país.

Além de esperança, decepção e dificuldade, outras palavras foram citadas e compõem a lista de finalistas em 2022: confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade.

“A escolha da palavra Esperança representa a confiança que o brasileiro recupera depois de dois anos de perdas significativas pela pandemia e após vivenciar uma eleição muito polarizada, mas também indica o ato de simplesmente esperar alguma coisa diferente no que está por vir. Neste sentido, dialoga com a escolha de 2018, logo após a eleição presidencial, daquela vez Mudança, uma palavra que podia significar algo negativo ou positivo, a depender da mudança que viesse a ocorrer”, explica Cila Schulman, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Ideia.

Sobre a Cause  

A CAUSE é uma consultoria que conecta marcas e organizações às causas do nosso tempo a partir de ações de conscientização, engajamento e mobilização de diversos atores da sociedade por meio de estratégias integradas de comunicação, engajamento e advocacy em torno de causas transformadoras.

Leia Mais:

COMPARTILHE