terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Especialista dá dicas de como manter o corpo hidratado durante o verão amazônico

Os termômetros da capital amazonense registraram 37,7ºC, semana passada, com sensação térmica de 41ºC.
COMPARTILHE
Menina bebendo água
(Foto: Reprodução)

Com a chegada do verão, é comum que o corpo humano necessite de maiores cuidados diante das altas temperaturas. Com o verão amazônico, além dos inúmeros cuidados com a pele é preciso redobrar a atenção com a hidratação do corpo.

Na última sexta-feira (25), Manaus registrou o dia mais quente do ano. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital amazonense registraram 37,7ºC, com sensação térmica de 41ºC.

Quando as temperaturas se elevam e a sensação térmica se intensifica é possível observar alterações no corpo, tais como o aumento da pressão arterial, um ritmo cardíaco mais acelerado, episódios de tontura, redução do apetite e um incremento na produção de suor.

Segundo a endocrinologista, Liana Peres Martinho, “manter o corpo hidratado é fundamental nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins e pra manter a estabilidade da pressão arterial”.

Em entrevista cedida ao RealTime1, a especialista falou sobre os sinais da desidratação e deu dicas de como manter-se bem hidratado durante este período do calor levado. Confira:

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Quais são os sinais de desidratação?

Uma pessoa desidratada costuma ficar com bastante sede, lábios ressecados, pouca saliva, olhos fundos, batimento cardíaco acelerado e pequena quantidade de lágrima, urina e suor. Pode também apresentar fraqueza, cansaço, e tontura.

“À medida que o quadro vai piorando, pode haver perda de consciência, convulsão e até morte”, alertou Liana.

Como manter o corpo hidratado?

Além da água, existem outras formas de se manter hidratado? Sim, inclusive, a água presente nos alimentos ajuda a manter o corpo hidratado, afirma a especialista.

“É importante aumentar o consumo, além da água, de frutas e vegetais, e evitar café e bebidas alcoólicas em excesso, que colaboram com a desidratação por estimularem a eliminação de água do organismo”, disse Liana Peres

Frutas e vegetais (por exemplo: abobrinha, alface, brócolis, melancia, tomate,pepino) sucos naturais, chás, leite. Liana ressalta a importância de evitar alimentos industrializados e açucarados.

“O principal, sempre, é aumentar o consumo da água. Nos lactentes, aumentar a oferta de leite materno e não esquecer que a mãe que está amamentando deve estar sempre bem hidratada”, destacou.

Qual a quantidade de água que as pessoas devem consumir diariamente no verão?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para dias mais quentes, o ideal é beber dois litros de água por dia, para adultos, mesmo sem sentir sede.

“De acordo coma edocrinologista, o adultos devem consumir aproximadamente 35ml de água por kg de peso ao dia e nas crianças varia conforme idade e peso, e deve ser indicado pelo pediatra, porém sempre lembrar de oferecer água frenquentemente”.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE