quarta-feira, 23 de setembro de 2026
MAIS OPÇÕES

Empréstimo consignado terá novas regras a partir de janeiro de 2025

COMPARTILHE

A partir de 1º de janeiro de 2025, as regras para a concessão de empréstimo consignado, que possui juros mais baixos e desconto direto na folha de pagamento, vão mudar para novos aposentados e pensionistas do INSS.

Atualmente, a taxa de juros do crédito consignado é de 1,66% ao mês para empréstimo pessoal e 2,46% para cartão de crédito e cartão de benefício.

A partir de 2 de janeiro de 2025, os segurados poderão solicitar o crédito consignado no banco onde recebem o benefício antes de completar 90 dias.

Para demais instituições financeiras, que não realizam o pagamento da folha, a oferta só poderá ser feita a partir do 91º dia.

Essa medida, no entanto, não afeta os empréstimos já existentes e não antecipa a portabilidade de crédito para todos.

Ou seja, os novos beneficiários só poderão transferir o crédito consignado e o cartão para outros bancos após o 91º dia da concessão da aposentadoria ou pensão.

Segundo o INSS, a mudança tem o objetivo de proteger aposentados e pensionistas contra o assédio de instituições financeiras para realização de empréstimos logo após a concessão do benefício.

Após os três primeiros meses, os segurados terão a liberdade de escolher entre as ofertas dos bancos e, caso necessário, optar pela portabilidade, buscando juros mais vantajosos.

Leia Mais:

COMPARTILHE