quinta-feira, 24 de setembro de 2026
Eleições 2024

Em Manaus, empresas de pesquisas que tiveram resultados suspensos questionam a Justiça Eleitoral

COMPARTILHE
Tribunal de Justiça do Amazonas e Tribunal Regional Eleitoral terão novos presidentes em janeiro

Empresas que divulgaram pesquisas eleitorais para prefeito de Manaus e que tiveram seus resultados suspensos pela Justiça Eleitoral do Amazonas, estão questionando a decisão da Corte. Eles solicitaram uma reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador João Simões para questionarem e “discutir a integridade do processo e das pesquisas eleitorais“, segundo nota da assessoria de imprensa do órgão.

O presidente do TRE-AM, ao invés de reunir apenas as empresas que se sentem perseguidas, decidiu democraticamente, convocar uma reunião geral com as demais empresas de pesquisa e determinou ciência ao vice-presidente do Tribunal e corregedor do TRE-AM, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil; o Coordenador do Comitê de Combate à Desinformação, juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira; o juiz Presidente do Pleito em Manaus, Rafael Rodrigo da Silva Raposo; os juízes Eleitorais Coordenadores da Propaganda Eleitoral; representantes dos Partidos Políticos e representantes dos meios de comunicação.


Além de questionar a Justiça Eleitoral, algumas empresas de pesquisa questionam o trabalho que vem sendo realizado pelo portal RealTime1, de análise dos registros das pesquisas, e apontando falhas primárias, em desacordo com a Legislação Eleitoral, como utilização de base de dados desatualizadas – algumas com mais de 10 anos de defasagem, entre outras.

Leia Mais:

COMPARTILHE