A paralisação, iniciada na madrugada da última sexta-feira (27/6), é por tempo indeterminado e reúne parte dos cerca de 20 mil profissionais do setor, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracomec).
A categoria reivindica um reajuste salarial de 12%, enquanto o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscom-AM), que representa as empresas, ofereceu apenas 3%. A proposta foi considerada insuficiente pelos trabalhadores.
Além do aumento salarial, o Sintracomec cobra uma cesta básica no valor de R$ 600, o fim do limite de beneficiários para esse benefício, plano de saúde e participação nos lucros ou resultados (PLR).
Nesta segunda-feira (30/6), parte da categoria realiza uma concentração em frente à sede do Sinduscom-AM, localizada na Avenida Djalma Batista, ao lado do Millennium Shopping, enquanto aguarda um posicionamento favorável do setor patronal.
Com mais de 30 frentes de obras em andamento em Manaus, a greve já causa atrasos e deve se intensificar nos próximos dias caso não haja avanço nas negociações.
Em nota, o Sinduscom-AM informou que ofertou 7,8% de reajuste, pontuando que a proposta contempla mais de dois pontos percentuais acima da inflação. De acordo com a entidade sindical patronal, s tratativas referentes ao Dissídio Coletivo 2025/2026 permanecem em curso, com nova sessão de mediação marcada para o dia 2 de julho de 2025, às 9h, na sede da DRT-AM.
Confira a nota na íntegra:
Após quatro rodadas de negociação realizadas na sede do Sinduscon-AM e uma rodada de mediação conduzida pela Superintendência Regional do Trabalho (DRT-AM), as tratativas referentes ao Dissídio Coletivo 2025/2026 permanecem em curso. O Sinduscon-AM ofertou 7,8% de reajuste. A proposta contempla mais de dois pontos percentuais acima da inflação.
Nova sessão de mediação está marcada para o dia 2 de julho de 2025, às 9h, na sede da DRT-AM, localizada no bairro do Aleixo.
Demonstrando o comprometimento em atender os legítimos interesses das empresas e dos trabalhadores dentro da realidade econômica do setor, o Sindicato orientou os associados a aplicar o reajuste com base no INPC acumulado de 01/07/2024 a 30/06/2025 na folha de pagamento referente ao mês de julho/2025.
O anúncio de greve pelo Sintracomec, em plena fase de negociação mediada por órgão competente, configura atitude precipitada e desrespeitosa ao processo de diálogo social.
O Sinduscon-AM recomenda aos filiados que os canteiros de obras permaneçam em funcionamento normal, resguardados os direitos de livre acesso dos trabalhadores que desejem laborar.
Leia Mais: