fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Maia discorda da projeção de crescimento do PIB de 3,49% em 2021

O presidente da Câmara dos Deputados atribuiu esse percentual abaixo da expectativa de mercado devido a postura do Governo Federal em relação à pandemia da Covid-19.

26 de janeiro de 2021

Compartilhe

Para Maia, a não prorrogação do auxílio emergencial agrava o quadro. (Foto:Divulgação)

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o crescimento da economia não deve ultrapassar 2,5% em 2021.

A declaração do parlamentar vai contra as projeções divulgadas no Relatório de Mercado Focus também nesta segunda-feira (25).

De acordo com o documento, a expectativa para a economia este ano passou de alta de 3,45% para elevação de 3,49%. Há quatro semanas, a estimativa também era de 3,49%.

Para 2022, o mercado financeiro manteve a previsão do PIB em alta de 2,50%. Quatro semanas atrás, estava no mesmo patamar.

Maia atribuiu esse percentual abaixo da expectativa de mercado devido a postura do Governo Federal em relação à pandemia da Covid-19.

Para ele, a crise na saúde imposta pela pandemia tem reflexo direto na economia do país.

“Quanto mais mortes, menos crescimento econômico. Quanto menos vacina, mais instabilidade”, pontuou o presidente da Câmara dos Deputados.

Para Maia, questões como a falta da prorrogação do Auxílio Emergencial e de votações de matérias importantes como Pec Emergencial agravam ainda mais o quadro.

“70% dos brasileiros que se beneficiavam com o auxílio continuam sem renda”, observou o democrata.

Texto: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Em três anos, Bolsonaro e Guedes acumulam ataques à Zona Franca

Desde 2019, além do polo de bicicletas, segmentos de concentrados e eletroeletrônicos do PIM também já foram ameaçados por decisões tomadas por Bolsonaro e Paulo Guedes.

24 de fevereiro de 2021

‘Desconhecimento’ de Guedes sobre Zona Franca surpreende indústria

Para Federação das Indústrias, o ministro Paulo Guedes não pode afirmar que desconhece a economia local, pois a Suframa é ligada à sua pasta.

24 de fevereiro de 2021

Receita libera programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 estará disponível a partir das 8h desta quinta-feira. Prazo vai até 30 de abril.

24 de fevereiro de 2021

Indústria de Manaus está otimista quanto a investimentos

Empresários valorizam o incremento no número de projetos e apostam na vacinação para reiterar o combate à pandemia e retomada da economia.

24 de fevereiro de 2021

Índice de Confiança do Consumidor registra alta em fevereiro

Melhoria da confiança pode estar vinculada ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

24 de fevereiro de 2021

Preocupação é manter empregos, diz Abraciclo sobre polo de bicicleta

Decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, inviabiliza a produção nacional.

23 de fevereiro de 2021

Reestruturação pode fechar agências do Banco do Brasil no Amazonas

Reestruturação foi barrada por liminar concedida pela Justiça do Maranhão. Decisão suspende o fechamento de agências em todo o país durante o período da pandemia da Covid-19.

23 de fevereiro de 2021