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sábado, 21 de maio de 2022

Viagens e vestuário puxam aumento no consumo das classes C e D no AM

Números positivos ainda foram compostos por Diversão e Entretenimento (21%), Transporte (17%), Combustíveis (16%), Drogaria e Farmácia (10%) e Supermercado (8%).

11 de fevereiro de 2022

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Na média do País, o consumo das classes C e D no Brasil cresceu 31% em dezembro (Foto: Reprodução)

Os consumidores amazonenses, das classes C e D, investiram seu dinheiro em viagens e foram às compras em dezembro. Segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica, o Amazonas apresentou um crescimento de 20,9% em relação a novembro. O resultado foi puxado, sobretudo,  por gastos com Companhias Aéreas (150%), Hotéis e Motéis (42%) e Lojas de Roupas (40%).

Os números positivos ainda foram compostos por Diversão e Entretenimento (21%), Transporte (17%), Combustíveis (16%), Drogaria e Farmácia (10%) e Supermercado (8%). Já as quedas tiveram como destaque maior os setores de Automóveis e Veículos (-24%) e Serviços (-4%).

Na média do País, o consumo das classes C e D no Brasil cresceu 31% em dezembro ante novembro, de acordo com a Superdigital. O resultado foi o melhor do ano de 2021, apesar de ainda ter representado uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que o consumo foi impactado positivamente pelo 13° salário e pelas festas de Natal e Ano Novo. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, diz.

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com alta mensal de 33%. Nas demais regiões, o Nordeste fechou com alta de 32%, seguida do Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%).

No Brasil, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentaram quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa dois pontos percentuais a mais se comparado a novembro. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Transporte (9%), Hotéis e Motéis (8%), Supermercado (8%) e Lojas de Roupas (7%). Entretanto, caíram os valores médios em cada compra com Rede Online (8%), Companhias Aéreas (5%) e Serviços (3%).

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