quinta-feira, 28 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Site do BC sai do ar com alta procura de dinheiro esquecido em banco

Site cai com lançamento de novo serviço do Banco Central que permite pessoas e empresas rastrearem o dinheiro devido por bancos em contas encerradas.
COMPARTILHE
Site

Novo sistema do Banco Central que permite rastrear dinheiro em contas ‘esquecidas’ em bancos foi lançado nesta terça-feira (25) e logo pela manhã, o site da instituição ficou fora do ar. O BC confirmou que houve elevada demanda pelo serviço, mas não deixou claro se esse foi o motivo da ‘derrubada’ do site.

O chamado Sistema de Valores a Receber (SVR), chamado de Registrato permite que pessoas e empresas consultem se têm valores a receber de instituições financeiras das quais já tenham sido clientes. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados. É o caso, por exemplo, de depósitos que não foram retirados pelos clientes após o encerramento das contas.

Na primeira fase do serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos decorrentes de contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com Termo de Compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.

Segundo o BC, os dados e os valores fornecidos no Registrato são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence de forma simples e ágil, por meio do novo serviço.

Com informações da Agência Brasil e sites de notícia

Leia Mais:

COMPARTILHE
LOGÍSTICA NA AMAZÔNIA