fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Reforma tributária: unificação de impostos preocupa indústria do AM

PECs 45 e 110, que preveem unificação de impostos, preocupam os dirigentes do PIM por se tratar de medidas que retiram incentivos fiscais e prejudicam a atratividade da ZFM.

3 de maio de 2021

Compartilhe

Reforma tributária poderá prejudicar modelo ZFM. (Foto: Reprodução)

Representantes da indústria do Amazonas estão atentos à análise inicial do texto da reforma tributária, previsto para ocorrer nesta terça-feira (4), em reunião da comissão mista do Congresso. A preocupação, segundo os dirigentes, é que o relatório tenha como base textos das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) nº 45/2019 e 110/2019, que alteram o sistema tributário nacional e afetam diretamente o modelo de incentivo fiscal da Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Se o relatório tiver como base a PEC 45, será algo muito ruim para o modelo ZFM e para o Amazonas, por tributar o ICMS no destino e não na origem. Então, prejudica fortemente, tanto a atividade da indústria quanto a receita do estado”, avaliou o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Segundo Périco, os parlamentares da bancada amazonense precisam ser propositivos visando à continuidade da atração de incentivos do modelo ZFM.

“Temos que ser propositivos e não reativos dentro da comissão e levar propostas que atendam o nosso estado tanto na questão de se manter atraente e competitivo na atração de investimentos, quanto pela saúde do estado na questão de arrecadação”, completou o empresário.

O presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, também considera importante a atuação parlamentar dos representantes do Amazonas na defesa da ZFM. Ele disse que acredita que qualquer proposta de Reforma Tributária irá preservar o nosso modelo de desenvolvimento, mantendo tratamento excepcional para o mesmo.

“É preciso que quantifiquemos e valoremos os impactos das mudanças que serão propostas. Precisamos, além da preservação do modelo, que os incentivos fiscais sejam mantidos em igual proporção, de modo que simplifiquemos o sistema tributário, mas mantenhamos a nossa competitividade”, ressaltou.

Propostas das PECs 45 e 110

Nas duas PECs, a alteração do sistema tributário nacional tem como objetivo a simplificação e a racionalização da tributação sobre a produção e a comercialização de bens e a prestação de serviços, base tributável atualmente compartilhada pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Nesse sentido, ambas as proposituras propõem a extinção de uma série de tributos, consolidando as bases tributáveis em dois novos impostos: um imposto sobre bens e serviços (IBS), nos moldes dos impostos sobre valor agregado cobrados na maioria dos países desenvolvidos; e um imposto específico sobre alguns bens e serviços (Imposto Seletivo).

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Operadoras de telemarketing vão ao STF contra uso do prefixo 0303

Argumento é de que a norma viola a Constituição por supostamente afetar o exercício de atividade empresarial e prejudicar a livre iniciativa e a busca do pleno emprego.

25 de maio de 2022