fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Produção industrial contribuiu para aumento nas exportações do AM

Nos primeiros três meses do ano, o Amazonas obteve incremento de 15% nas exportações. Enquanto a importação teve crescimento de 13% no mesmo período, segundo dados Sedecti.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Indústria contribuiu para bom desempenho das exportações (Foto: Reprodução)

No primeiro trimestre deste ano, o saldo decorrente das exportações, no Amazonas, apresentou crescimento de 15% em relação ao montante contabilizado em igual período de 2020. De janeiro a março de 2021 o Amazonas faturou U$S215.794,28. Enquanto no mesmo período do ano anterior, esse número foi de U$S187.964,04.

Os números foram extraídos da Balança Comercial do Amazonas, informada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM).

Conforme a balança comercial, em janeiro deste ano as exportações somaram U$S71.984,32, registrando leve queda em fevereiro, quando o estado obteve U$S68.219,14 em envio de produtos a outros países. No terceiro mês do ano, o Amazonas alcançou maiores índices em exportações com saldo de U$S75.590,82.

No trimestre, os números superaram os volumes contabilizados em igual período de 2020.

Em março de 2021, os principais itens enviados a outros países foram: misturas e pastas para preparação de produtos para padaria, fornecidas para a Venezuela; preparações alimentícias, enviadas à Colômbia; máquinas e aparelhos de escritório, exportadas para a Argentina; e motocicletas, enviadas aos Estados Unidos da América (EUA).

Na análise do presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Martinho Azevedo, os números positivos nas exportações são atribuídos à possível retomada na atividade econômica do estado, impulsionada pela produção industrial.

“A retomada das atividades econômicas repercutem diretamente nas importações e nas exportações. A indústria, que já seguia protocolos de prevenção à Covid-19, intensificou as atividades com maior produção. A própria Confederação Nacional da Indústria indica retomada produtiva. Vamos torcer para que os números sigam em crescimento”, disse.

Importação

A importação no estado também cresceu, no primeiro trimestre, em relação a igual período de 2020. Na soma, foram importados U$S2.975.245,33 entre janeiro e março de 2021. Nos primeiros três meses de 2020 o saldo de importação foi de U$S2.631.864,43. Houve crescimento de 13% no valor relacionado às importações.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022