Nos primeiros três meses do ano, o Amazonas obteve incremento de 15% nas exportações. Enquanto a importação teve crescimento de 13% no mesmo período, segundo dados Sedecti.
Indústria contribuiu para bom desempenho das exportações (Foto: Reprodução)
No primeiro trimestre deste ano, o saldo decorrente das exportações, no Amazonas, apresentou crescimento de 15% em relação ao montante contabilizado em igual período de 2020. De janeiro a março de 2021 o Amazonas faturou U$S215.794,28. Enquanto no mesmo período do ano anterior, esse número foi de U$S187.964,04.
Os números foram extraídos da Balança Comercial do Amazonas, informada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM).
Conforme a balança comercial, em janeiro deste ano as exportações somaram U$S71.984,32, registrando leve queda em fevereiro, quando o estado obteve U$S68.219,14 em envio de produtos a outros países. No terceiro mês do ano, o Amazonas alcançou maiores índices em exportações com saldo de U$S75.590,82.
No trimestre, os números superaram os volumes contabilizados em igual período de 2020.
Em março de 2021, os principais itens enviados a outros países foram: misturas e pastas para preparação de produtos para padaria, fornecidas para a Venezuela; preparações alimentícias, enviadas à Colômbia; máquinas e aparelhos de escritório, exportadas para a Argentina; e motocicletas, enviadas aos Estados Unidos da América (EUA).
Na análise do presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Martinho Azevedo, os números positivos nas exportações são atribuídos à possível retomada na atividade econômica do estado, impulsionada pela produção industrial.
“A retomada das atividades econômicas repercutem diretamente nas importações e nas exportações. A indústria, que já seguia protocolos de prevenção à Covid-19, intensificou as atividades com maior produção. A própria Confederação Nacional da Indústria indica retomada produtiva. Vamos torcer para que os números sigam em crescimento”, disse.
A importação no estado também cresceu, no primeiro trimestre, em relação a igual período de 2020. Na soma, foram importados U$S2.975.245,33 entre janeiro e março de 2021. Nos primeiros três meses de 2020 o saldo de importação foi de U$S2.631.864,43. Houve crescimento de 13% no valor relacionado às importações.
Reportagem: Priscila Caldas
Leia Mais: