sábado, 18 de maio de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Produção de splits impulsiona setor de condicionador de ar no PIM

Produção do modelo split saltou de 1,8 milhão, nos primeiros meses de 2020, para mais de 3,1 milhões, de janeiro a junho deste ano. Fabricação do modelo janela também cresce.
COMPARTILHE
Produção de ar-condicionados está aquecida

A produção de ar-condicionados modelo split no Polo Industrial de Manaus (PIM) cresceu 68,33% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2020. O volume de produção saltou de 1,8 milhão, nos primeiros meses de 2020, para mais de 3,1 milhões, de janeiro a junho deste ano. Os números são dos Indicadores de Desempenho do PIM, divulgados pela Suframa.

Os números registrados em 2021 também apontam crescimento de 52% na produção em relação aos 1.495.851 aparelhos fabricados no primeiro semestre de 2019.

Os indicadores ainda sinalizam produção aquecida para os condicionadores de ar modelo janela. No primeiro semestre deste ano foram produzidos 246.729 aparelhos de janela, o que representa incremento de 36,12% na comparação com igual semestre de 2020, e ainda, aumento de 49,5% nas montagens em relação ao total produzido no semestre de 2019.

Considerando o total fabricado no primeiro semestre deste ano entre os dois modelos de ar-condicionados, a produção aumentou 40% em comparação ao período de janeiro a junho de 2020.

Para o presidente da presidente Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, considerando os obstáculos enfrentados por todos os segmentos econômicos, inclusive a indústria, que teve limitações na produção devido à pandemia da Covid-19, os números registrados no primeiro semestre do ano são satisfatórios.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Se desconsiderarmos o período da pandemia e analisarmos em relação a 2019, o crescimento foi expressivo. O número é positivo e está dentro das projeções”, disse.

Eletros projeta crescimento em 2021

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento, a previsão é que o setor encerre 2021 com um incremento “ligeiramente maior do que o registrado em 2020”, disse.

Segundo Nascimento, os números deverão crescer ainda mais por conta da proximidade do verão, que inicia em dezembro e segue até março, predominantemente nas regiões Sul e Sudeste do país. As fabricantes já produzem para atender à demanda sazonal.

“A produção está aquecida devido ao aumento da demanda, início da sazonalidade de vendas para o próximo verão. Nesse período a indústria produz mais para que na chegada dessa estação do ano o varejo faça o seu estoque para atender à demanda”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

COMPARTILHE