A indústria de motocicletas registrou aumento de 18,7% no acumulado do ano. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), de janeiro a novembro, foram fabricadas 1.328.105 unidades. No mesmo período do ano passado, 1.118.790 motos saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Ainda de acordo com dados da associação, esse é o melhor resultado para os onze primeiros meses do ano desde 2014, quando foram produzidas 1.432.842 motocicletas.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirma que o volume de produção está dentro do planejado e que a expectativa de fabricar 1.420.000 motocicletas deverá ser atingida. “Depois de um primeiro bimestre conturbado devido aos casos da variante Ômicron, as unidades fabris retomaram o ritmo das linhas de montagem e a produção vem subindo para atender à demanda do mercado”, enfatiza.
Em novembro, as fabricantes do Polo de Manaus produziram 129.216 motocicletas. O volume é 13,6% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (113.776 unidades) e 5,9% menor na comparação com outubro (137.346 motocicletas). Segundo dados da Abraciclo, esse é o melhor resultado para o mês em nove anos. Em 2013 foram fabricadas 156.044 unidades.
Fermanian acredita que o segmento de motocicletas deva continuar aquecido. “Depois dos resultados positivos e do crescimento do segmento este ano, acreditamos que a procura pela motocicleta deverá seguir em alta em 2023”, analisa. “Muitos brasileiros encontram no modal um veículo ágil, de custo de manutenção mais em conta e com maior facilidade de aquisição”, completa.
Leia Mais: