fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Pequenos negócios foram responsáveis por 80% dos empregos gerados em outubro

Segundo o Sebrae, os pequenos negócios foram responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro, com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho.

8 de dezembro de 2021

Compartilhe

Pequenos negócios geraram maior parte dos empregos em outubro (Foto: Reprodução)

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro, com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho. O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos meses anteriores, segundo o Sebrae, esse percentual girava em torno de 70%.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mesmo com a nova metodologia adotada pelo Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) mantiveram o bom desempenho apresentado desde a retomada da geração de empregos no país.

“Mesmo com um quantitativo menor do que o observado nos últimos meses, devido à mudança de metodologia, os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país. São eles os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras”, ressaltou Melles.

No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios. No total, foram gerados, no Brasil, 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão.

Setores

Quando analisada a geração de empregos por setor, no mês de outubro, as micro e pequenas empresas do segmento de serviços foram as que mais criaram vagas (87,5 mil), como vem ocorrendo nos últimos meses. Em segundo lugar ficaram as empresas do comércio, com 61,3 mil novos postos de trabalho, seguidas pelas da indústria de transformação (28,4 mil) e construção civil (22,6 mil). Já os pequenos negócios da agropecuária apresentaram saldo negativo de 1.153 vagas.

Ao analisar as empresas de médio e grande porte, no mesmo período, dos principais setores monitorados, três apresentaram saldo negativo. Construção, com fechamento de 6,7 mil vagas, seguida pela agropecuária (- 2,3 mil) e indústria de transformação (- 81). Nesse segmento, o setor de serviços apresentou incremento de 53,9 mil vagas e o comércio, de 7,1 mil novos postos.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Gree lança novo ar-condicionado produzido na Zona Franca de Manaus

Gree lança ar-condicionado com novo design e tecnologia de purificação do ar, com produção na Zona Franca de Manaus onde emprega 1 mil funcionários.

20 de janeiro de 2022

Avanço da Ômicron pode derrubar produção de motocicletas no PIM este mês

Caso a queda na produção de janeiro se confirme, ela virá sobre números já negativos registrados em dezembro de 2021, em comparação a novembro, quando a produção caiu 32,9%.

20 de janeiro de 2022

Reajuste nos benefícios pagos pelo INSS é de 10,16% a partir de janeiro

O reajuste dos benefícios pagos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2022 será de 10,16%. Aumento é aplicado também nas pensões pagas às vítimas da talidomida e outras.

20 de janeiro de 2022

CDC/Aleam e Procon-AM fiscalizam testes de Covid-19 em Manaus

CDC/Aleam e Procon-AM fazem trabalho de conscientização e apuração da cobrança por testes de detecção de Covid-19 em oferta nos laboratórios e drogarias de Manaus.

20 de janeiro de 2022

TIM abre vagas para pessoas trans e oferece graduação gratuita

Parceria da TIM com consultoria Transcedemos abre vagas para população trans presencial e remoto e ainda com a vantagem de bolsa gratuita em universidade.

20 de janeiro de 2022

Afeam liberou R$ 184 milhões para pequenos empreendedores no Estado

Afeam teve crescimento de 73,5% nas operações de crédito entre 2020, com 9,8 mil repasses e 2021, com 21 mil repasses para o fomento dos pequenos negócios.

20 de janeiro de 2022

Planos de saúde terão que cobrir realização dos testes rápidos de Covid

De acordo com a resolução da ANS, a cobertura dos testes rápidos é obrigatória a pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

20 de janeiro de 2022

Anac também autoriza Latam a manter atividades com menos comissários

Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado a mesma medida para a Azul e Gol, por conta do surto de gripe e Covid-19 que tem afastado inúmeros profissionais.

20 de janeiro de 2022