fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

‘Momento de preocupação’, diz Amase sobre avanço da Covid-19 em janeiro

Para Amase, setor inicia ano com incertezas ante explosão de casos de Covid, mas aposta na alta da vacinação para acelerar retomada da atividade e do consumo regular.

15 de janeiro de 2022

Compartilhe

Consumidor mudou hábitos, reduziu gastos e diminuiu frequência, diz Amase (Foto: Reprodução)

Um ano após o colapso do oxigênio em Manaus durante a pandemia, o manauara se vê em meio a uma nova onda de alta de internações com uma variante de maior poder de infecção e o receio de exposição preocupa o comércio e o setor de supermercados. “Sempre assusta, faz um ano das primeiras mortes por falta de oxigênio e muita gente fica com medo de sair de casa”, diz o superintendente da Associação Amazonense de Supermercados (Amase), Alexandre Duque.

O superintendente destaca que consumidor tem uma relação muito próxima com o supermercado, de uma frequência regular e o medo diante do avanço da Ômicron e outras síndromes respiratórias impactam negativamente o desempenho em vendas no setor, sobretudo após mais um ano fora da ‘normalidade’ com resultado além dos anos anteriores à pandemia. “Até houve crescimento, mas não se compara ( com antes da Covid-19). Quem teve alta, teve de 3% a 5%, se trabalhou direitinho”, informa.

A realidade além da pandemia mantém o segmento apreensivo, segundo Alexandre Duque. O consumidor continua comprando por necessidade, mas mudou seus hábitos. Baixou o valor dos produtos comprados, cortou itens e há meses, convive com a Inflação em alta. Para o superintendente, as recentes medidas de restrições adotadas pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas, ainda que necessárias, refletem na diminuição da compra e mantém o cenário de incerteza.

Por ouro lado, o representante da Amase destaca o avanço da vacinação contra a Covid-19 que, semana que vem, começa a ser estendida para as crianças, como algo positivo para o controle da pandemia e a volta do cliente às compras. Nesse sentido, ele destaca que o setor acompanha a crise com as autoridades sanitárias e a parceria firmada nesta semana onde estabelecimentos do setor estão abrigando postos de vacinação.

“Eu não tenho os dados porque esse levantamento é dos órgãos de saúde, mas pelo que estamos acompanhando tem sido um sucesso. O número de vacinações deve surpreender”, afirma.

Protocolos

Alexandre reforça que os associados têm seguidos os protocolos contra a disseminação da Covid-19, como uso de álcool em gel, exigência de máscara e limite na ocupação dos supermercados. Quanto ao questionamento de não cobrar o passaporte vacinal, feito por representantes do setor de Eventos, Alexandre Duque responde que o setor cumpre o que determina a Lei. “A vacinação não é obrigatória, por lei não pode ser cobrada. Na hora que a regra mudar, nós adotamos”, diz.

Texto Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

CDC/Aleam e Procon-AM fiscalizam testes de Covid-19 em Manaus

CDC/Aleam e Procon-AM fazem trabalho de conscientização e apuração da cobrança por testes de detecção de Covid-19 em oferta nos laboratórios e drogarias de Manaus.

20 de janeiro de 2022

TIM abre vagas para pessoas trans e oferece graduação gratuita

Parceria da TIM com a consultoria Transcedemos oferece vagas para população trans podendo ser presencial e remoto e ainda com a vantagem de bolsa gratuita em universidade.

20 de janeiro de 2022

Afeam liberou R$ 184 milhões para pequenos empreendedores no Estado

Afeam apresentou crescimento de 73,5% no número de operações de crédito entre 2020, com 9,8 mil repasses e 2021, com 21 mil repasses para o fomento dos pequenos negócios.

20 de janeiro de 2022

Planos de saúde terão que cobrir realização dos testes rápidos de Covid

De acordo com a resolução da ANS, a cobertura dos testes rápidos é obrigatória a pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

20 de janeiro de 2022

Anac também autoriza Latam a manter atividades com menos comissários

Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado a mesma medida para a Azul e Gol, por conta do surto de gripe e Covid-19 que tem afastado inúmeros profissionais.

20 de janeiro de 2022

Amazonastur participa de Feira Internacional de Turismo na Espanha

A participação da Amazonastur acontece de forma cooperada com a Embratur e ao lado de estados brasileiros que se apresentam no stand de cerca de 305 metros quadrados.

20 de janeiro de 2022

Para comércio, medidas de prevenção à Covid são ‘prudentes e necessárias’

Maioria (38%) dos empresários ouvidos pela pesquisa consideram as ações "prudentes e necessárias". Outros 37%, "concordam plenamente" com a adoção de medidas de restrição.

20 de janeiro de 2022

No AM, mais de 1,2 mil profissionais de Segurança terão Gratificação de Curso

A novidade integra as ações do Amazonas Mais Seguro com previsão de aquisição de novas tecnologias, melhorias na infraestrutura e nos recursos humanos.

20 de janeiro de 2022