fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

Micro e pequenos negócios investem em produtos e serviços por assinatura

Impulsionado pela digitalização das vendas e por conta da maior permanência das pessoas em casa, em razão da pandemia, o setor de assinaturas está cada vez mais diverso.

27 de junho de 2021

Compartilhe

Micro e pequenos negócios investem em pacotes de assinatura(Foto: Reproduçãp/Instagram-bordaflorbsb)

Para além dos tradicionais jornais e revistas, os serviços de assinatura estão cada vez mais variados e apresentam crescimento exponencial, com cada vez mais adeptos. Vinhos, cervejas, cosméticos, livros, filmes, linguiças, aperitivos, flores e até sexy toys. A lista de serviços disponíveis para assinatura no país é grande e não para de crescer. Seguindo essa tendência, os micro e pequenos negócios estão investindo no movimento de criar pacotes de assinatura com seus produtos.

Elena Pinheiro, criadora da @Bordaflorbsb, é uma dessas empreendedoras que decidiu apostar no mercado de assinaturas para potencializar suas vendas. A empresa nasceu no início do ano passado, com a proposta de enviar buquês personalizados, inspirados nas histórias dos próprios clientes. De acordo com Elena, a ideia de fazer um clube de assinaturas, surgiu organicamente, com o crescimento do negócio.

“Criei a Borda Flor após uma transição de carreira, me encantei ao ver que eu podia fazer coisas diferentes da minha formação. No início da empresa, eu tinha uma cliente que me dava muito feedback. Um belo dia, ela disse que queria flores periodicamente em casa. A ideia da assinatura surgiu e eu criei um grupo com outros 12 clientes que também tinham interesse”, relembra.

As flores enviadas por Elena, quinzenalmente para as residências, sempre são acompanhadas de orientações com os cuidados, uma história sobre como o buquê foi montado e, muitas vezes, com mimos surpresa. “O relacionamento com os meus clientes é semanal, eu envio mensagens comunicando dia e horário de entrega. Na sequência compartilho a playlist com as músicas que ouvi quando estava criando o buquê, para que eles entendam toda a atmosfera. Todos os arranjos são únicos e possuem uma história. Eu explico o motivo de cada espécie estar ali. Também gosto de fazer parcerias e enviar novos produtos da Borda Flor. Já enviei bordados feitos à mão pela minha mãe, marca páginas, velas… Nesse mês de junho estamos enviando amendoins como uma lembrança às festas juninas”, afirma.

O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, destaca que o grande desafio para os micro e pequenos negócios investirem em serviços por assinatura é se manter relevante.

“Eu costumo dizer que todos podem empreender com assinatura, mas é um nicho para poucos. É preciso ter conhecimento do produto ou serviço que se oferece, habilidade para inovar e tem que ser uma pessoa com influência, com propriedade no assunto. Além do processo de atração e compra da assinatura, é fundamental que o empreendedor se mantenha necessário na rotina do cliente periodicamente. O trabalho de pós-venda precisa ser articulado”, diz.

A curadoria dos produtos e serviços também é um outro ponto muito importante, segundo o especialista.

“Assinatura de produtos e serviços está intimamente ligada à confiança que o cliente deposita no negócio. Por isso, é necessário que as expectativas criadas com assinatura sejam sempre superadas. No caso da assinatura de flores, por exemplo, é de extrema importância as histórias por trás de cada arranjo, os mimos que são enviados, a surpresa para o consumidor. No caso de negócios maiores, como a Netflix, você vê que eles estão sempre inovando e buscando ser cada vez mais cirúrgicos na entrega. Lançam novidades diariamente, apresentam sugestões personalizadas. Esse aspecto é extremamente importante: os empreendedores precisam ser disruptivos, inovadores e levarem o melhor do seu conhecimento associado ao seu produto”, indica Enio.

Fonte: Sebrae

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Municípios receberão R$ 423 mil como auxílio por desastres naturais

São Sebastião do Uatumã terá R$ 333,7 mil para a compra de alimentos e de kit de limpeza. Já Careiro da Várzea terá R$ 89,4 mil para serviços de limpeza em áreas urbana.

25 de setembro de 2021

Entenda o que vai mudar com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil

Veículos autônomos, sensores de saúde, estações meteorológicas, fábricas remotas, cirurgias remotas, registros de água, luz, telefone serão realidade com a 5G.

25 de setembro de 2021

Concurso público para Caixa encerra as inscrições nessa segunda-feira

Caixa oferecerá 28 vagas para aprovados trabalharem em agências do Amazonas. Inscrições podem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio na internet.

25 de setembro de 2021

‘Teto’ do Casa Verde e Amarela sobe 10% e dá ‘fôlego’ às construtoras

Segundo o Sinduscon, o reajuste destinado ao Amazonas não acompanha os custos das despesas na totalidade, mas minimiza uma distorção decorrente da alta dos preços.

25 de setembro de 2021

CNC: comércio terá a melhor contratação de temporários desde 2013

Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano. Segundo previsão da CNC, as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

24 de setembro de 2021

Índice de Preços ao Consumidor tem variação de 1,14% em setembro

Com isso, o IPCA-15 apresenta a maior variação mensal desde fevereiro de 2016, quando encerrou em 1,42%. Variação mensal deste mês foi a maior para setembro desde 1994.

24 de setembro de 2021

Preços de mercadorias e combustíveis pressionam os pequenos negócios

De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, esses são os principais gastos das empresas.

24 de setembro de 2021

Mentoria ‘Gestão 4.0 Amazônia’ foca em empresários e executivos

Evento, que acontece nos dias 1° e 2 de outubro em Manaus, tem como objetivo elevar a capacidade técnica e as habilidades de empresários e altos executivos da cidade.

24 de setembro de 2021