Pesquisa da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM) aponta crescimento de 50,9% do índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Manaus, apurada em fevereiro. O ICF chegou a 56,6 pontos, contra 37,6 de fevereiro de 2021. Em nível nacional, o índice atingiu um patamar maior de 77,6 pontos, desempenho comemorado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Para o presidente da Fecomércio-AM. Aderson Frota os resultados (local e nacional) refletem a estabilização da economia e sinaliza a recuperação das atividades, apesar da alta de preços, dos juros e do período de chuva. Segundo Frota, pesaram a favor do comércio a demanda pelos materiais escolares e o período de férias quando historicamente há aumento do consumo. “É preciso destacar que, mesmo em baixos índices, registramos abertura de empregos e melhorou a oferta de crédito”, acrescentou.
Na pesquisa da Fecomércio, apesar da reação do consumo, 46,3% dos entrevistados declaram sentirem-se menos seguro em relação aos empregos, enquanto mais de 80% não acreditam em melhoria na situação profissional nos próximos seis meses. E 79,2% consideram que a renda familiar está muito pior, em relação à fevereiro do ano passado.
No total do País, os 77,6 pontos do ICF foi o maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação anual, o aumento foi de 4,6%. Apesar de ter permanecido abaixo do nível de satisfação (100 pontos), algo que vem acontecendo desde abril de 2015, o índice apontou resultado mais otimista do que o de fevereiro do ano passado, quando registrou 74,2 pontos.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que os números apontam uma percepção mais positiva dos consumidores em relação à renda. “É possível observar uma evolução do poder de compra no curto prazo. O crescimento do índice Consumo Atual dá sinais de um ambiente para compra mais estabilizado”, avalia.
Com informações da Assessoria
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