sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Intenção de consumo das famílias em Manaus tem alta em fevereiro

Índice de consumo da Fecomércio cresceu de 37,6 pontos em fevereiro do ano passado para 56,6 pontos, neste mês, mas o morador de Manaus está preocupado com o emprego.
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Consumo comércio Manaus CDL divulgação

Pesquisa da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM) aponta crescimento de 50,9% do índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Manaus, apurada em fevereiro. O ICF chegou a 56,6 pontos, contra 37,6 de fevereiro de 2021. Em nível nacional, o índice atingiu um patamar maior de 77,6 pontos, desempenho comemorado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Para o presidente da Fecomércio-AM. Aderson Frota os resultados (local e nacional) refletem a estabilização da economia e sinaliza a recuperação das atividades, apesar da alta de preços, dos juros e do período de chuva. Segundo Frota, pesaram a favor do comércio a demanda pelos materiais escolares e o período de férias quando historicamente há aumento do consumo. “É preciso destacar que, mesmo em baixos índices, registramos abertura de empregos e melhorou a oferta de crédito”, acrescentou.

Na pesquisa da Fecomércio, apesar da reação do consumo, 46,3% dos entrevistados declaram sentirem-se menos seguro em relação aos empregos, enquanto mais de 80% não acreditam em melhoria na situação profissional nos próximos seis meses. E 79,2% consideram que a renda familiar está muito pior, em relação à fevereiro do ano passado.

No total do País, os 77,6 pontos do ICF foi o maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação anual, o aumento foi de 4,6%. Apesar de ter permanecido abaixo do nível de satisfação (100 pontos), algo que vem acontecendo desde abril de 2015, o índice apontou resultado mais otimista do que o de fevereiro do ano passado, quando registrou 74,2 pontos.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que os números apontam uma percepção mais positiva dos consumidores em relação à renda. “É possível observar uma evolução do poder de compra no curto prazo. O crescimento do índice Consumo Atual dá sinais de um ambiente para compra mais estabilizado”, avalia.

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Com informações da Assessoria

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