quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Indústria do AM perde fôlego e tem produção estagnada pelo 2º mês seguido

Apesar dos resultados positivos de abril, índices de produção da indústria do estado se mantiveram praticamente estáveis em três das quatro comparações analisadas pelo IBGE.
COMPARTILHE
Fabricantes do Setor de Duas Rodas mantêm bom desempenho em meio à crise
O subsetor de Duas Rodas lidera o crescimento com um impressionante aumento de 23.83% em dólar, traduzindo-se em um faturamento de US$ 6.316 bilhões.

Apesar dos resultados positivos obtidos pela indústria do Amazonas em abril, os índices de produção no estado se mantiveram praticamente estáveis em três das quatro comparações analisadas pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE.

De acordo com os resultados, a produção industrial amazonense avançou apenas 0,1% em abril na comparação com março. O índice praticamente repete o leve crescimento de 0,3% resgistrado na passagem de fevereiro para março deste ano. Ainda na comparação mensal, o último resultado expressivo da indústria local aconteceu em fevereiro, quando o setor avançou 7,8% em relação a janeiro, segundo os dados do IBGE.

Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a também tímida alta de 0,4% registrada em abril de 2022 em relação a abril de 2021 recuperou parte das perdas de -4,1% anotadas na comparação entre março deste ano e março do ano passado. Mas ainda está distante do crescimento de 11,3% que fevereiro registrou em relação ao mesmo mês do ano passado.

No resultado acumulado do ano, a produção da indústria amazonense também apresentou crescimento abaixo de 1%. Entre janeiro e abril deste ano o setor avançou apenas 0,5% – mesmo índice anotado em março.

Na única comparação que registrou subida acima de 1%, a produção da indústria do Amazonas teve alta de 1,5% no resultado acumulado em 12 meses (de abril de 2021 a abril de 2022).

Produção da Indústria do Amazonas – Abril de 2022

Abril 2022/março2022+0,1%
Abril 2022/abril 2021+0,4%
Acumulado – Janeiro a abril 2022+0,5%
Acumulado – 12 meses+1,5%
Fonte: Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional)/IBGE

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

COMPARTILHE