fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Indústria: avanço tecnológico demanda mão de obra especializada

A demanda por mão de obra especializada, ou de maior valor agregado, é uma realidade que deverá se tornar ainda mais latente com a chegada da internet 5G.

5 de novembro de 2021

Compartilhe

Avanço tecnológico demanda mão de obra especializada (Foto: Reprodução)

A demanda por mão de obra especializada, ou de maior valor agregado, é uma realidade que deverá se tornar ainda mais latente com a chegada da internet 5G. A carência de profissionais já é uma realidade no ambiente industrial, que caminha para a substituição gradativa de operadores físicos em linhas de produção por maquinários ou robôs.

De acordo com o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, atualmente as empresas já sentem a carência de mão de obra especializada e com a inserção da internet 5G a demanda será mais expressiva.

“A tecnologia 5G vai gerar oportunidade de emprego, de negócios, por conta da inovação tecnológica viabilizada pela rede. Mais do que nunca as qualificações em tecnologia da informação e programação serão demandadas, já estão sendo muito exigidas no mercado e serão ainda mais. Certamente teremos inovação no mercado e tecnologia de produtos que vão trazer oportunidade de emprego”, comentou.

O diretor da coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam) e diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da Fundação Paulo Feitoza (FPF), Roberto Garcia, afirmou que a demanda por profissionais capacitados em áreas tecnológicas aumentou expressivamente nos últimos anos e a tendência é de maior necessidade por conta da inserção da internet 5G ao ambiente industrial.

“É uma realidade que acontece em todo o mundo. É uma oportunidade de capacitação de mão de obra, de acesso a emprego de maior valor agregado, o que obriga os institutos a acelerarem a oferta de cursos para atender à demanda das indústrias. É necessário acelerar o processo de capacitação de mão de obra”.

Novas demandas e aumento produtivo

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, a tecnologia 5G irá acelerar a “internet das coisas” e a indústria 4.0, pois ambas demandam velocidade e disponibilidade de comunicação entre os diversos equipamentos que estarão interconectados.

O avanço tecnológico resultará em aumento produtivo e novas demandas ao PIM.

“O país entrará em uma nova fase virtuosa da comunicação móvel e a indústria instalada no PIM será demandada por produtos que podem ser controlados remotamente por aplicativos. Gradualmente, os aparelhos celulares deverão ser substituídos por smartphones mais modernos que possuem a nova tecnologia embarcada, gerando um incremento no volume de produção da indústria desse segmento, no comércio e nos serviços”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021