fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Inadimplência 2,5% mais alta afeta micro e pequenas empresas

Fatores como a inflação mais elevada e a redução do auxílio emergencial pesam no orçamento das famílias; 69,7% das famílias brasileiras fecharam o 1º semestre endividadas.

13 de dezembro de 2021

Compartilhe

Um CRM de cobrança é uma ferramenta para ajudar na redução da inadimplência (Foto: Reprodução)

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), junho de 2021 foi o mês com o maior percentual de famílias endividadas no Brasil desde 2010.

A pesquisa também aponta que 69,7% das famílias brasileiras fecharam o primeiro semestre de 2021 endividadas. Isso corresponde a uma alta de 2,5% em relação ao mês de junho de 2020. Fatores como a inflação mais elevada e a redução do auxílio emergencial pesam no orçamento das famílias, de acordo com José Roberto Tadros, presidente da CNC.

Em se tratando de educação e processos financeiros, quem também sofre são as micro e pequenas empresas, além de profissionais liberais. Diferentemente de grandes empresas, estes negócios geralmente não possuem profissionais da área de finanças ou não tem contratos com assessorias de cobrança para negociar dívidas de clientes de forma eficaz, avalia Leonardo Assuane Duarte, especialista em tecnologia com 15 anos de atuação na área

Muitas empresas não possuem sequer tempo para a atividade de cobrança, uma vez que vêm trabalhando com equipes reduzidas e os gestores acabam sendo responsáveis pela operação do negócio como um todo. E isso pode ser bastante desgastante para um profissional. Por exemplo, pode ser bastante inconveniente para um psicólogo precisar ligar para seus pacientes para cobrar as consultas atrasadas e depois ter que atendê-los, pontua Leonardo.

Um CRM de cobrança é uma ferramenta para ajudar na recuperação de crédito e redução da inadimplência em PMEs. CRM é uma sigla em inglês que significa gestão de relacionamento com clientes. ‘Um CRM é uma plataforma para automatizar a comunicação com os clientes e com isso, ajuda a melhorar o relacionamento com eles. Logo, um CRM de cobrança é uma plataforma de comunicação automatizada e com foco na negociação de dívidas, pois deve permitir cálculos de multa, juros, correções, parcelamentos, acordos e entre outras coisas’, explica Leonardo

De acordo com o guru de Marketing Kotler e Fox (1998), é sempre mais barato manter clientes do que conquistar novos clientes. Novos clientes custam até 7 vezes mais caro do que manter um cliente. Portanto, faz muito sentido implementar uma ferramenta de CRM para melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes, recuperar dívidas e possibilitar novas vendas, finaliza Leonardo.

Leonardo Assuane Duarte é especialista em TI e atua na área há 15 anos (nos últimos dez ajudando empresas a reduzir sua inadimplência), atua principalmente no desenvolvimento de softwares e gerência de times de tecnologia. Em 2019 fundou uma empresa que desenvolve um CRM de cobrança voltado para micro e pequenas empresas, bem como para profissionais liberais, oferecendo ferramentas para gestão de carteiras de cobrança.

Fonte: Estadão

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022