fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Governador anuncia novas explorações de gás natural no estado

As novas explorações integram o plano de diversificação da matriz econômica para o estado, que receberá duas novas usinas termelétricas, além da exploração em sete poços.

10 de maio de 2022

Compartilhe

Governador anuncia novas explorações de gás natural no estado (Foto: Priscila Caldas)

O governo do estado prevê concluir o plano de diversificação da matriz econômica para o Amazonas em 2049. Como parte das medidas, o governador Wilson Lima (União Brasil), anunciou, nesta quinta-feira (10), durante o Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural, a possibilidade de a Eneva construir mais duas usinas termelétricas para geração de energia a partir do gás natural; e também, prospecções empresariais para a exploração de sete poços de gás natural, identificados no Campo do Juruá, na bacia do Solimões.

O planejamento concentram estratégias para o desenvolvimento da exploração do gás natural e do potássio, e ainda, o desentrave da bioeconomia.

De acordo com o governador Wilson Lima, os trabalhos voltados à uma nova matriz econômica estadual, independente do modelo incentivado Zona Franca de Manaus (ZFM), iniciaram em 2019 e seguem em ritmo satisfatório, com avanços.

“Uma das preocupações desde o início da gestão foi a necessidade de se discutir alternativas econômicas para a nossa região, de forma sustentável. E um dos primeiros movimentos para viabilizar essa cadeia foi a construção tributária junto à Eneva para que pudesse se instalar no Campo de Azulão. Conseguimos essa construção tributária em 20 dias. Tivemos a quebra do monopólio para a exploração do gás”, destacou o governador.

Fator positivo e que aponta para o alcance das metas do plano, segundo Wilson Lima, é que empresas apresentam demonstram interesse em se instalar no estado para explorar o gás natural no Campo do Juruá, na bacia do Solimões, nos municípios de Tefé e Carauari.

“Algumas empresas estudam a possibilidade de se instalar no estado com estudos bem avançados sobre a monetização dos poços de gás natural já identificados no Campo do Juruá, onde já foram identificados pelo menos sete poços. Esse gás deverá chegar ao mercado consumidor”, disse.

O governador ainda informou da possibilidade de a Eneva construir mais duas novas usinas termelétricas, no estado. A empresa venceu leilão no final de 2021 e obteve o direito para a exploração.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022