fbpx

domingo, 03 de julho de 2022

Falta de insumos, inflação e menor consumo afetaram produção no PIM

Apesar da queda na produção em julho, empresários da indústria acreditam em aquecimento produtivo a partir de setembro, ‘driblando’ a crise dos componentes.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Produção no PIM caiu em julho, segundo o IBGE. (Foto: Reprodução)

A escassez de insumos, a alta da inflação seguida da instabilidade econômica e da consequente retração no consumo, motivaram o baixo desempenho da indústria amazonense em julho. A esperança, segundo os empresários do setor, é que mesmo em meio à crise dos componentes a produção consiga alavancar para atender à demanda de final de ano, recuperando as perdas registradas no início do segundo semestre.

Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) caiu 14,4% em julho, em relação a junho. O resultado eliminou parte do crescimento de 18,6% acumulado entre os meses de março e junho, e ainda, representa o pior desempenho entre os 15 estados analisados.

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, destaca a falta de insumos como o fator mais preocupante neste período. O empresário ainda frisou que fatores de âmbitos sociais também interferem no desempenho da indústria como por exemplo, o elevado índice de desemprego que segue alto no país, impactando diretamente no consumo.

“O nível de desemprego no país continua alto e o consumo está atrelado à renda. Outro fator é que o mês de julho não tem um forte apelo comercial, como acontece em maio pelo dia das mães, por exemplo. O terceiro trimestre é caracterizado pelo aumento na produção para atender demandas de datas como o dia das crianças, o natal. Por isso, acreditamos que deverá acontecer um aquecimento produtivo a partir de setembro”, disse.

“Nosso melhor indicativo é o número de empregos que segue acima de 102 mil pessoas empregadas. Acredito em uma retomada da curva de crescimento”, completou Périco.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, o resultado negativo da indústria em julho é atribuído à retração no consumo, à inflação e ao cenário de instabilidade econômica.

“Somado a esses fatores, a indústria ainda enfrenta o problema de escassez de insumos a nível mundial, e ainda do encarecimento dessas matérias-primas. Essas questões se traduzem diretamente nos números negativos da produção industrial. Esses números são reflexo de uma tendência mercadológica observada em todo o território nacional”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:  

Leia mais sobre Economia & Negócios

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022