sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Fabricantes de motos do PIM têm melhor desempenho em seis anos

Fabricantes de motocicletas ‘driblaram’ a crise dos componentes eletrônicos e registraram o melhor desempenho em volume produzido entre janeiro e outubro.
COMPARTILHE
Fabricantes do Setor de Duas Rodas mantêm bom desempenho em meio à crise
O subsetor de Duas Rodas lidera o crescimento com um impressionante aumento de 23.83% em dólar, traduzindo-se em um faturamento de US$ 6.316 bilhões.

Fabricantes de motocicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) ‘driblaram’ a crise dos componentes eletrônicos e registraram o melhor desempenho em volume produzido no acumulado entre janeiro e outubro, dos últimos seis anos. O setor contabilizou 1.004.983 unidades fabricadas nos dez meses de 2021, o que representa crescimento de 28,1% em relação a igual período de 2020.

Conforme o histórico do acumulado de produção divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o resultado alcançado até outubro deste ano foi o melhor desde 2015, quando foram fabricadas 1.137.103 motocicletas, em dez meses. Em 2020, de janeiro a outubro, impactadas pelas restrições da pandemia da Covid-19 no Amazonas, as indústrias produziram 784.421 motos.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, destacou que o resultado demonstra o empenho das fabricantes de motocicletas do PIM em impulsionar a produção mesmo em meio aos impactos decorrentes da pandemia, que comprometeram cerca de 100 mil unidades nos primeiros meses do ano.

 “Esse número é ainda mais significativo quando analisamos o contexto do ano, que começou com um primeiro bimestre muito difícil devido a segunda onda da pandemia do coronavírus em Manaus. Desde então as fabricantes têm imposto um ritmo intenso na produção para atender à demanda”, avalia.

Projeção positiva para 2021

Segundo a Abraciclo, inicialmente a projeção era de produção de 1.220 milhão de motos em 2021, número que foi revisto para 1.223 milhão, o que representa crescimento de 27,1% em relação ao produzido em 2020.

Para Fermanian, os reajustes seguidos no preço dos combustíveis também deverão favorecer a demanda pelo meio de transporte.

“A tendência é que a procura pela motocicleta se mantenha aquecida devido às altas seguidas nos preços dos combustíveis. Além disso, o veículo é instrumento de trabalho para quem atua nos serviços de entrega e opção de deslocamento seguro para evitar a aglomeração do transporte público”.

Queda na produção de motos em outubro

Em outubro, saíram das linhas de montagem 108.456 motocicletas, resultado muito similar às 108.931 unidades produzidas em setembro. A redução foi de 0,4% no período.

Em relação ao volume produzido em outubro de 2020 (90.880 unidades), houve alta de 19,3% na produção.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

COMPARTILHE
NOVO PASSO