fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Expectativa de vendas para o Dia das Mães aumenta no comércio

Neste ano, com o arrefecimento da pandemia da Covid-19, a expectativa do comércio é que vendas sejam ampliadas, por conta do retorno dos consumidores às compras presenciais.

2 de maio de 2022

Compartilhe

Micro e pequenos negócios podem aproveitar a oportunidade para lançar promoções (Foto: Reprodução)

O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8 de maio, é a segunda data de maior movimentação no varejo, perdendo apenas para o Natal. Neste ano, com o arrefecimento da pandemia, a expectativa é que as vendas sejam ampliadas, por conta do retorno dos consumidores às compras presenciais. Donos de micro e pequenos negócios de todos os segmentos podem aproveitar a oportunidade para lançar promoções, parcerias e demais ações que ampliem os resultados.

De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, as datas comemorativas são tradicionalmente uma oportunidade para inovar. Segundo ele, o ineditismo pode se apresentar de diversas formas, não necessariamente com um novo produto.

“O cliente compra através de todos os seus sentidos. Então, o aspecto visual da loja, música, ambiente, a possibilidade de acessar, tocar o produto, tudo isso é levado em conta. E sempre que possível, preços diferenciados”, diz.

Outro benefício das datas comemorativas, como o Dia das Mães, é a possibilidade de lançar combos e promoções através de parcerias com negócios convergentes para o mesmo público.

“Os comércios que estão bem-sucedidos hoje são aqueles que procuram, além de atender às necessidades do cliente, surpreendê-los na realização de seus sonhos. O empreendedor deve ter em mente que dá para ir além”, recomenda Enio.

“Uma pessoa que vai comprar um presente, uma joia, um acessório de moda, por exemplo, pode receber um vale ou um estímulo qualquer para um jantar, flores, cesta de café da manhã. É o famoso cross selling, com parceiros externos”, exemplifica o gerente.

Enio Pinto orienta que a equipe de vendas também precisa estar envolvida com esses preparativos, sendo motivada a se engajar nas ações e incentivar os clientes. “É necessário o envolvimento de todo o time com a proposta daquele calendário promocional de vendas. Se possível, que tenham comissões diferenciadas para o momento”, completa.

Aprendizados com a pandemia

Para Enio Pinto, as pessoas também precisam estar atentas aos aprendizados que a pandemia deixou. Investindo nos cuidados com a saúde dos seus colaboradores e clientes. “Hoje o cliente está muito preocupado com a questão da higiene dos ambientes, higiene das equipes de venda, cuidados nos processos produtivos e manipulação de produtos e serviços”, afirma.

O investimento em amplos canais de vendas, físicos e digitais, é outro “legado que a pandemia deixou. “Você deve ter a venda presencial no ponto de contato físico, mas se você tiver canais de vendas digitais fará muita diferença. O cliente mais do que nunca hoje é soberano e está empoderado. Se no seu negócio ele tem a opção de comprar tanto online como presencialmente, ponto para você!”, destaca.

Fonte: Sebrae

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Fapeam inscreve propostas de CT&I em editais de R$ 25 milhões

Sete editais da Fapeam buscam o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Estado com incremento da Ciência, Tecnologia e Inovação e recursos que somam R$ 25 milhões.

27 de maio de 2022

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022

Grupo busca 20 startups para investir R$ 5 milhões em recursos

SdP Capital, área do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, é responsável por apoiar empreendedores a escalarem empresas inovadoras e estabelecer redes de conexões.

27 de maio de 2022

Secretaria de Empreendedorismo e Sebrae realizam a Semana do MEI

Semana do MEI vai acontecer de segunda (30/05) a sexta-feira (03/06). Objetivo é ofertar soluções inovadoras, para quem já é microempreendedor e para quem quer se formalizar.

27 de maio de 2022