fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Ensino: laboratórios de cursos técnicos em Manaus simulam ‘a vida real’

No laboratório do curso, os alunos têm à disposição mesas de trabalho e uma série de refrigeradores, geladeiras e condicionadores de ar dos mais diferentes modelos e marcas.

16 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Quer seja pelo atendimento real a clientes ou a prática com equipamentos do dia a dia da profissão, é fato que um dos principais atrativos dos cursos técnicos é a possibilidade de aprender enquanto já treina os trabalhos ligados à profissão escolhida. Esse tipo de formação foi, inclusive, o que mais cresceu (3%) entre 2015 e 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aprendizagem mais rápida e focada na prática foi o que motivou o estudante Filipe Braga da Silva a procurar um curso técnico. Ele é estudante de refrigeração e climatização no Centro de Ensino Técnico (Centec) e diz que ao menos 50% de seu aprendizado é voltado para o treino do conteúdo das aulas.

“O que mais gosto das aulas práticas são os macetes. Os professores simulam situações reais que vamos encontrar na profissão, inclusive com surpresas do dia a dia. Aprendendo nesses detalhes nos sentimos mais confiantes para atuarmos na área de refrigeração”, conta ele.

No laboratório do curso, os alunos têm à disposição mesas de trabalho e uma série de refrigeradores, geladeiras e condicionadores de ar dos mais diferentes modelos e marcas. Além das ferramentas disponíveis para manusear os equipamentos.

Somado à área de refrigeração, o Centec conta com 12 laboratórios para os mais variados cursos, como uma cozinha profissional para os técnicos em gastronomia e nutrição, e até um salão-escola para o curso técnico em estética. Esse último tem uma fachada especial ao lado da escola e é a reprodução idêntica de um ambiente profissional.

“Posso dizer que no curso de estética nossas aulas são 100% práticas. Conseguimos aprender vários procedimentos no salão-escola com os materiais adequados. Eu costumo dizer aos alunos que ali já é o local de trabalho deles. Então, cobro limpeza, organização e atendimento ao cliente”, comenta a professora Angélica Tavares.

Investimento

Com a alta procura por cursos técnicos e a crescente demanda do mercado de trabalho, a diretora técnica pedagógica do Centec, Eliana Cassia de Souza, diz que não há outra alternativa senão continuar investindo na prática durante o ensino.

“O Centec tem como um de seus valores a inovação, sendo assim, estamos constantemente atualizando nossos laboratórios. Formamos pessoas para o mercado de trabalho e este mercado está em constante evolução. Nesse contexto, a escola deve ser capaz de atender a essas demandas e investir cada vez mais em modernização”, afirma ela.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Procurando emprego? Sine Manaus oferta 253 vagas nesta sexta–feira

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas disponíveis, deve enviar mensagem para os números de WhatsApp disponibilizados na vaga pretendida, informando dado completos.

28 de janeiro de 2022

Defensoria Pública abre processo seletivo de estágio em Direito

As inscrições no Cadastro de Reserva da Defensoria Pública do Estado do Amazonas estão abertas para candidatos ao Estágio de Direito com bolsa de R$987 e auxílio transporte.

27 de janeiro de 2022

Secretários de Fazenda aprovam congelamento de ICMS dos combustíveis

Congelamento do preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), base para cálculo do ICMS, tinha validade até 31 de janeiro. Com a decisão, valerá por mais 60 dias.

27 de janeiro de 2022

Jovem aprendiz colabora em média com 30% da renda das famílias, diz fórum

Fórum lançado nesta quinta, busca soluções para ampliar estágio e primeiro emprego no Brasil por meio de ações alinhadas com Estados e Municípios e ao Novo Ensino Médio.

27 de janeiro de 2022

Empresas podem acionar Justiça para liberar mercadorias na Receita

Mais empresas podem seguir a Moto Honda e acionar a Justiça para desembaraçar mercadorias fiscalizadas no operação padrão dos auditores fiscais, diz a Fieam.

27 de janeiro de 2022

Setor imobiliário deve frear reação devido Inflação e juros altos, em 2022

Conjuntura de 2022 com inflação e juros altos tem diferença em relação ao ano passado quando o mercado imobiliário reagiu bem apesar da pandemia, dizem especialistas.

27 de janeiro de 2022

Faturamento do PIM cresce 32% até novembro de 2021 e bate recorde

De acordo com dados da Suframa, o faturamento do Polo Industrial de Manaus acumulado de janeiro a novembro de 2021 atingiu volume recorde de quase R$ 145,59 bilhões.

27 de janeiro de 2022

5 milhões de m³/dia: consumo de gás natural atinge volume inédito no AM

Volume demandado em 2021 alcançou média de 5,2 milhões de m³/dia, alta de 5,5 % em comparação com o ano de 2020, segundo cálculos da Cigás.

27 de janeiro de 2022