fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Ensino: laboratórios de cursos técnicos em Manaus simulam ‘a vida real’

No laboratório do curso, os alunos têm à disposição mesas de trabalho e uma série de refrigeradores, geladeiras e condicionadores de ar dos mais diferentes modelos e marcas.

16 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Quer seja pelo atendimento real a clientes ou a prática com equipamentos do dia a dia da profissão, é fato que um dos principais atrativos dos cursos técnicos é a possibilidade de aprender enquanto já treina os trabalhos ligados à profissão escolhida. Esse tipo de formação foi, inclusive, o que mais cresceu (3%) entre 2015 e 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aprendizagem mais rápida e focada na prática foi o que motivou o estudante Filipe Braga da Silva a procurar um curso técnico. Ele é estudante de refrigeração e climatização no Centro de Ensino Técnico (Centec) e diz que ao menos 50% de seu aprendizado é voltado para o treino do conteúdo das aulas.

“O que mais gosto das aulas práticas são os macetes. Os professores simulam situações reais que vamos encontrar na profissão, inclusive com surpresas do dia a dia. Aprendendo nesses detalhes nos sentimos mais confiantes para atuarmos na área de refrigeração”, conta ele.

No laboratório do curso, os alunos têm à disposição mesas de trabalho e uma série de refrigeradores, geladeiras e condicionadores de ar dos mais diferentes modelos e marcas. Além das ferramentas disponíveis para manusear os equipamentos.

Somado à área de refrigeração, o Centec conta com 12 laboratórios para os mais variados cursos, como uma cozinha profissional para os técnicos em gastronomia e nutrição, e até um salão-escola para o curso técnico em estética. Esse último tem uma fachada especial ao lado da escola e é a reprodução idêntica de um ambiente profissional.

“Posso dizer que no curso de estética nossas aulas são 100% práticas. Conseguimos aprender vários procedimentos no salão-escola com os materiais adequados. Eu costumo dizer aos alunos que ali já é o local de trabalho deles. Então, cobro limpeza, organização e atendimento ao cliente”, comenta a professora Angélica Tavares.

Investimento

Com a alta procura por cursos técnicos e a crescente demanda do mercado de trabalho, a diretora técnica pedagógica do Centec, Eliana Cassia de Souza, diz que não há outra alternativa senão continuar investindo na prática durante o ensino.

“O Centec tem como um de seus valores a inovação, sendo assim, estamos constantemente atualizando nossos laboratórios. Formamos pessoas para o mercado de trabalho e este mercado está em constante evolução. Nesse contexto, a escola deve ser capaz de atender a essas demandas e investir cada vez mais em modernização”, afirma ela.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022

Setor de serviços do AM apresenta queda de 5,1% em junho, aponta IBGE

A variação percentual acumulada no ano (de janeiro a junho) apresentou alta de 9,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve queda para 9,5%, no Estado.

11 de agosto de 2022

Casas Bahia inaugura 5 lojas e Centro de Distribuição nesta sexta em Manaus

Chegadas das lojas já proporcionam impacto na economia local, com a geração de 380 empregos diretos e 1.140 indiretos, totalizando mais de 1.500 novos empregos na cidade.

11 de agosto de 2022