fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

Empresários do comércio esperam crescimento de até 20% no semestre

Segmento dá sinais de retomada desde maio, quando foram gerados mais de 3,8 mil postos de trabalho, com maior parte destinada aos setores comercial e de serviços.

10 de julho de 2021

Compartilhe

Representantes do comércio preveem crescimento nas vendas no segundo semestre. (Foto: Reprodução)

Representantes do setor comercial estão otimistas para as vendas do segundo semestre, com crescimento de até 20%, em relação ao segundo semestre de 2020. A previsão positiva tem como base a redução nos índices de contaminação pela Covid-19, no estado, e a consequente retomada gradual do movimento no comércio.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, explica que, tradicionalmente, o segundo semestre registra melhores resultados nas vendas em relação aos primeiros meses do ano. A interrupção nas ocorrências de chuvas também contribui, segundo ele.

“O comércio começa a sinalizar vigor, retomada nas vendas. A expectativa é que o comércio registre momentos ainda melhores, que as vendas cresçam, e surjam novos postos de trabalho. Esperamos crescimento variando entre 14% e 20% em relação ao segundo semestre de 2020”, disse.

Crescimento de empregos

Segundo Frota, o crescimento na geração de empregos evidencia expressivamente a retomada de determinado setor e isso vem acontecendo com o comércio desde maio período em que mais de 3,8mil vagas foram ofertadas.

“Para o comércio, o principal sinal de crescimento da atividade econômica é a abertura de postos de trabalho e em maio foram gerados mais de 3,8 mil vagas. Desse total, mais de 75% estavam relacionados às atividades comercial e de serviços”, informou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, também demonstra otimismo quanto ao desempenho do setor para os próximos meses. Ele acredita que os menores índices de contaminação da Covid-19 são fundamentais para a retomada da atividade comercial.

“A redução dos índices da pandemia contribuem para o fortalecimento de toda a cadeia comercial, trazendo tranquilidade à população. O turismo cresce, a capacidade produtiva da indústria aumenta, assim como a capacidade do comércio se reinventar também cresce. Acredito em um segundo semestre positivo, ultrapassando os números de 2020”, comentou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Energia mais cara: Aneel mantém bandeira tarifária vermelha em agosto

Segundo a agência, não houve mudança nos cenários hidrológicos do país. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492.

31 de julho de 2021

Lojas do Centro afetadas pela cheia reabrirão na segunda-feira

Normalização das atividades demandará contratação inicial de 250 pessoas, uma parcela de pelo menos 1,5 mil postos que deverão ser gerados até o final do ano.

31 de julho de 2021

Dia dos Pais injetará R$ 6,03 bilhões na economia, estima CNC

Previsão da Confederação Nacional do Comércio é que o setor tenha o maior faturamento no Dia dos Pais desde 2018. Data teve, no ano passado, o pior resultado em 13 anos.

31 de julho de 2021

Urbano Norte: app de mobilidade cadastra motoristas em Parintins

A plataforma de mobilidade urbana, que já oferece serviços em Manaus e Itacoatiara está em fase de cadastramento de motoristas da ilha.

30 de julho de 2021

Guedes diz que orçamento pode acomodar aumento do Bolsa Família

Segundo Paulo Guedes, até o momento, o programa está perfeitamente enquadrado dentro dos planos do ministério, da Lei de Responsabilidade Fiscal e do limite do teto.

30 de julho de 2021

ANP inclui 377 blocos exploratórios na Oferta Permanente

Blocos da Oferta Permanente são os que estão à disposição do mercado para estudos de forma contínua, sem a limitação de tempo imposta pelas rodadas de licitação.

30 de julho de 2021

Ibre/FGV: Incerteza da economia recua 3,0 pontos em julho

Com isso o índice continua em um patamar elevado em comparação com a média histórica, após picos nunca atingidos nos meses de abril e maio de 2020, início da pandemia.

30 de julho de 2021

Azul inaugura voos para Parintins e São Gabriel da Cachoeira

A partir da próxima segunda-feira, a companhia passa a operar voos entre Manaus e Parintins. Na terça-feira, iniciam as operações com destino a São Gabriel da Cachoeira.

30 de julho de 2021