fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

No Codam, empresários cobram ação do governo e da prefeitura sobre IPI

Empresários cobram ações mais enérgicas do governo e da prefeitura em relação ao IPI. Equipe técnica do estado afirma que Wilson Lima tenta acordo com esfera federal.

20 de abril de 2022

Compartilhe

Empresários cobram ação do governo e da prefeitura sobre IPI (Foto: Divulgação/Fieam)

A 295ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) foi marcada por pronunciamentos em tons de cobrança de ações mais enérgicas por parte do governo do estado e da prefeitura de Manaus quanto às medidas prejudiciais à Zona Franca de Manaus (ZFM), tomadas pelo governo federal. Em resposta, a equipe técnica do governo informou que o governador Wilson Lima (União Brasil) segue em tratativas com o governo federal na tentativa de excluir os itens produzidos na ZFM do decreto que considera a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria (FTIEAM), Ricardo Miranda, disse que é importante que em meio ao cenário de incertezas jurídicas geradas pelos constantes decretos publicados pelo governo federal, que determinam redução de impostos, os empresários saibam quais ações ou direcionamentos estão sendo adotados por parte do governo do estado e do município, em defesa da atividade industrial do Amazonas.

“O governador e o prefeito deveriam estar presentes nesta reunião. Gostaríamos de saber quais diretrizes eles estão adotando em prol da ZFM para que esse conselho (o Codam) faça uma avaliação profunda daquilo que eles têm em mente em prol do povo do Amazonas. Em meio a essa crise vemos empresários que estão na dúvida se devem contratar novos funcionários ou não. Há uma incerteza”, disse Miranda.

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, concordou que o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida precisavam comparecer ao encontro do conselho para discutir planos em relação aos constantes ataques recebidos pelo governo federal, junto aos empresários da indústria.

“Governador e prefeito deveriam participar da reunião porque é aqui que discutimos o desenvolvimento do Amazonas, onde planejamos onde queremos chegar daqui a 10 anos. Digo, porque temos que mudar de atitude. Temos sido muito passivos. Não podemos mais nos posicionar de forma pequena, temos que nos posicionar com altivez do tamanho do nosso estado”, externou Périco.

Governo tenta reverter decreto por força política

Segundo o coordenador do Comitê de Assuntos Estratégicos Tributários do Estado do Amazonas, Nivaldo Chagas, o governador busca acordo junto ao governo federal. Ele relatou que Wilson Lima esteve em Brasília nesta semana e deverá retornar na próxima semana, na tentativa de excluir os itens produzidos pela ZFM do decreto de redução de 25% do IPI.

“O governador insiste em tentar buscar acordo, esgotando todas as possibilidades junto ao governo federal. É difícil quando a intenção do outro lado é de não ver o que é ou a importância da ZFM”, informou.

Chagas também disse que o governo está ajustando o conteúdo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

“O governo entendeu que estrategicamente agora não seria o momento propício para ingressar com a ADI por conta do novo decreto de redução do IPI e isso poderia acirrar os ânimos e prejudicar o estado. Aproveitamos para sugerir à PGE a inclusão, na ADI, de aspectos ecológico e econômico, o que também influencia numa eventual decisão do STF, que muitas vezes decide mais politicamente do que juridicamente”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022