quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Em outubro, produção industrial do AM cai 8,2%, segundo recuo seguido

Apesar da queda em setembro e outubro, a produção segue em crescimento no acumulado do ano, período de janeiro a outubro (4,5%), quando comparada ao mesmo período de 2021.
COMPARTILHE

Em outubro, a indústria do Amazonas apresentou queda de 8,2% na produção, em relação ao mês anterior, quando também houve queda (-3,1%). Este resultado representa a quarta maior queda de produção da indústria entre os 14 locais pesquisados, atrás apenas do Ceará (-13,7%), Mato Grosso (-11,5%) e Paraná (-9,1%); e as maiores altas foram as do Pará (5,2%), Goiás (3,0%) e Minas Gerais (1,7%).

Esses são resultados regionais da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), que o IBGE divulga hoje (9).

No entanto, na comparação com outubro do ano passado, o índice avançou 1,8%, e na variação dos últimos 12 meses, a alta foi de 1,2%. Dessa forma, apesar da queda em setembro e outubro, a produção do Amazonas segue em crescimento no acumulado do ano, período de janeiro a outubro (4,5%), quando comparada à produção acumulada do mesmo período do ano passado; e o índice acumulado dos últimos 12 meses é de 2,6%.

No índice acumulado do ano, o Amazonas, com a alta de 4,5%, apresenta o segundo maior avanço entre os locais pesquisados. As maiores altas no ano foram as do Mato Grosso (24,5%), Amazonas (4,5%), Bahia e Rio de Janeiro (ambos com 4,2%); e as maiores quedas foram as do Pará (-8,1%), Espírito Santo (-6,7%) e Ceará (-4,6%).

Fonte: IBGE Amazonas

Leia Mais:

COMPARTILHE