fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Em 2022, Pix terá transferências sem internet e débito automático

Segundo o Banco Central, a intenção de implantar as transferências sem a necessidade de internet é expandir a utilização do Pix para ambientes que não tenham acesso à rede.

20 de dezembro de 2021

Compartilhe

Novas funcionalidades do Pix serão implantadas em 2022 (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (20), o Banco Central (BC) anunciou que vai implementar uma série de novidades em seu sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, em 2022. Entre as novas funcionalidades da ferramenta estão transações sem internet, compras internacionais, envio de dinheiro ao exterior e débito automático.

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a intenção de implantar as transferências sem a necessidade do uso da internet é expandir a utilização do Pix para ambientes que não tenham acesso à rede. Os detalhes de como vai operar essa função, no entanto, ainda não foram revelados pelo Banco Central.

Já no caso das transações internacionais, o objetivo é é conectar o Pix a outros sistemas de pagamentos fora do Brasil para facilitar transações como compras internacionais e remessa de valores ao exterior.

Outra novidade anunciada pelo BC, a programação de pagamentos por débito automático ainda não tem data definida para entrar em operação. A nova funcionalidade terá o objetivo de atender transações recorrentes, como pagamentos de contas de consumo (energia, água ou internet), por exemplo.

Open banking

Além disso, o BC também prevê incremento para o open banking, sistema que permite a troca organizada de dados de clientes e instituições financeiras, com inclusão dos produtos de investimentos, de seguros e de câmbio ao sistema.

Lançado em 1º de fevereiro deste ano, o sistema é baseado no compartilhamento de dados e não nas transações financeiras em si.

Nas fases 1 e 2 do open banking, por exemplo, as empresas que atuam no sistema financeiro puderam acessar dados cadastrais (nome, endereço, CPF, etc) e transacionais (saldo de conta, crédito, pagamento) de clientes que tenham autorizado o compartilhamento dessas informações. Só no fim de outubro, na fase 3, é que o acesso a esses dados passou a poder ser usado para a oferta de serviços, começando por pagamentos usando o Pix.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Defensoria Pública abre processo seletivo de estágio em Direito

As inscrições no Cadastro de Reserva da Defensoria Pública do Estado do Amazonas estão abertas para candidatos ao Estágio de Direito com bolsa de R$987 e auxílio transporte.

27 de janeiro de 2022

Secretários de Fazenda aprovam congelamento de ICMS dos combustíveis

Congelamento do preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), base para cálculo do ICMS, tinha validade até 31 de janeiro. Com a decisão, valerá por mais 60 dias.

27 de janeiro de 2022

Jovem aprendiz colabora em média com 30% da renda das famílias, diz fórum

Fórum lançado nesta quinta, busca soluções para ampliar estágio e primeiro emprego no Brasil por meio de ações alinhadas com Estados e Municípios e ao Novo Ensino Médio.

27 de janeiro de 2022

Empresas podem acionar Justiça para liberar mercadorias na Receita

Mais empresas podem seguir a Moto Honda e acionar a Justiça para desembaraçar mercadorias fiscalizadas no operação padrão dos auditores fiscais, diz a Fieam.

27 de janeiro de 2022

Setor imobiliário deve frear reação devido Inflação e juros altos, em 2022

Conjuntura de 2022 com inflação e juros altos tem diferença em relação ao ano passado quando o mercado imobiliário reagiu bem apesar da pandemia, dizem especialistas.

27 de janeiro de 2022

Faturamento do PIM cresce 32% até novembro de 2021 e bate recorde

De acordo com dados da Suframa, o faturamento do Polo Industrial de Manaus acumulado de janeiro a novembro de 2021 atingiu volume recorde de quase R$ 145,59 bilhões.

27 de janeiro de 2022

5 milhões de m³/dia: consumo de gás natural atinge volume inédito no AM

Volume demandado em 2021 alcançou média de 5,2 milhões de m³/dia, alta de 5,5 % em comparação com o ano de 2020, segundo cálculos da Cigás.

27 de janeiro de 2022

Confiança da indústria registra sexta queda consecutiva, informa FGV

Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto em janeiro, para 98,4 pontos, o menor nível desde julho de 2020, quando o índice atingiu 89,8 pontos.

27 de janeiro de 2022