Projeto Starlink tem o objetivo de oferecer internet banda larga de alta potência, mesmo em regiões remotas, por meio de uma verdadeira 'constelação' de 12 mil satélites.
Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (26) (Ilustração: Reprodução)
A SpaceX, empresa do bilionário e novo dono do Twitter e CEO da Tesla, Elon Musk, enviou uma carta-convite ao governador Wilson Lima para a instalação do serviço de internet banda larga Starlink no estado. O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira durante reunião do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FopaZFM), realizada na tarde desta terça-feira (26).
“Recebemos uma carta-convite para instalação da StarlinK. Quem é Starlink? É um dos membros da SpaceX, que é de quem comprou o Twitter. Estamos trabalhando com tecnologia, com inovação e são muitas as abordagens”, disse o secretário.
Criado pela SpaceX, o projeto Starlink tem o objetivo de oferecer internet banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais remotas. Para isso, o bilionário sul-africano planeja lançar uma verdadeira constelação de 12 mil satélites no espaço. A promessa é tornar as navegações baratas e ágeis.
O sistema já recebeu autorização para funcionar em países como Grécia, Alemanha, Reino Unido e Austrália. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu em janeiro o direito de exploração até 2027.
A rede já conta com 100 mil usuários em 14 países. A estimativa de receita anual da Starlink é de US$ 30 bilhões.
Texto: Lucas Raposo
Leia mais: