fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

‘Efeito cheia’ ainda afeta economia e gera demissões no comércio

Apesar dos primeiros sinais da vazante, a enchente preocupa os lojistas. Com lojas fechadas e menor movimento em alguns estabelecimentos, a alternativa foi a demissão.

8 de julho de 2021

Compartilhe

Mais de 300 lojas seguem afetadas pela enchente, no centro. (Foto: Reprodução)

Mais de 300 lojas, no Centro de Manaus, seguem afetadas pela enchente, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM). Desse total, 51 permanecem com as portas fechadas, e 84 em funcionamento com acesso por meio de pontes de madeiras instaladas pela prefeitura.

Apesar dos primeiros sinais do processo de vazante, o presidente da CDLM, Ralph Assayag, comenta que o cenário é preocupante pelos prejuízos acumulados diariamente.

“Não há como estimar prejuízos em números. O impacto negativo acontece sim porque temos lojas fechadas, e as que permanecem em funcionamento e foram atingidas pelas águas, têm menor movimento.”, disse.

‘Efeito cheia’ gerou demissões

Assayag ainda disse que o ‘efeito cheia’ também resultou em demissões no comércio local.

“Tentamos segurar os colaboradores, mas realmente tivemos que demitir. Pelo menos 300 empregos foram afetados. Mas, acreditamos que voltando à normalidade, as lojas retomarão as contratações”, afirmou.

Retirada das marombas

Conforme Assayag, os lojistas contam com o monitoramento diário da prefeitura quanto à redução no nível das águas, o que permitirá a retirada das pontes improvisadas para o acesso do público ao comércio.

“Estamos em contato direto com a prefeitura, que realiza monitoramentos diários nas ruas afetadas, no centro. Assim que possível, as estruturas deverão ser retiradas, ser feita a higienização e providências necessárias. Precisamos da velocidade na redução das águas”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Inédito: Garantia Safra beneficiará produtores afetados pela cheia

O Amazonas entra para o Fundo Garantia Safra, com dezesseis municípios, sendo sete da Bacia do Juruá, e nove do Alto Solimões.

24 de julho de 2021

Logística e maior cobrança de ICMS encarecem preço do gás de cozinha

O Amazonas tem a maior cobrança de ICMS em relação aos demais estados da região Norte, com alíquota de 18%. Sefaz afirma que Petrobrás continuará reajustando os preços.

24 de julho de 2021

Carrefour promove semana dedicada a contratação de pessoas com deficiência

Com a iniciativa, o Carrefour contribui para a inclusão profissional de grupos minorizados, reforçando o compromisso com a valorização e aumento da diversidade.

23 de julho de 2021

Produção nacional de aços tem queda de 1,97% em junho, diz associação

Apesar da pequena queda, com exceção ao mês de maio, o índice segue em nível nunca alcançado na série histórica com início em fevereiro de 2009.

23 de julho de 2021

Secretário de Guedes quer “passar a faca” no Sistema S; indústria reage

Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia quer destinar R$ 6 bilhões em recursos do Sistema S para inclusão de jovens carentes no mercado de trabalho.

23 de julho de 2021

Nova Era oferece produtos a partir de R$ 1,99 neste fim de semana

Campanha “Zera Estoque Nova Era” vai acontecer durante este sábado (24) e domingo (25), na unidade do superatacado localizada na Avenida Torres, zona centro-sul de Manaus.

23 de julho de 2021

Prévia da inflação oficial fica em 0,72% em julho, aponta IBGE

Sete dos nove grupos de despesa analisados na pesquisa tiveram alta de preços na prévia de julho, com destaque para habitação, cuja taxa de inflação chegou a 2,1% no período.

23 de julho de 2021

Crises e automatização motivaram queda de empregos na indústria do AM

Demanda crescente por modernização dos processos exige maior qualificação profissional, impactando cada vez mais o indicador 'emprego da mão-de-obra'.

23 de julho de 2021