fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Educação profissional: Cetam vai oferecer mais vagas e cursos em 2022

Instituição está trabalhando para ofertar 250 mil vagas em 2022, contra as 176.454 oferecidas em 2021. Também irá aumentar as opções de cursos, que passarão de 411 para 500.

31 de dezembro de 2021

Compartilhe

Em 2022, o Cetam irá implantar laboratórios técnicos em escolas da capital (Foto: Reprodução)

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) anuncia as novidades previstas para o próximo ano e que irão beneficiar quem tem interesse em se qualificar e crescer profissionalmente. A primeira dessas novidades, e certamente a mais esperada, é o aumento do número de oferta de vagas de cursos disponibilizadas para a população.

A instituição está trabalhando para ofertar 250 mil vagas em 2022, contra as 176.454 oferecidas em 2021. Também irá aumentar as opções de cursos, que passarão de 411 para 500, entre os de qualificação profissional, técnicos e especializações técnicas.

No momento, as necessidades dos alunos estão sendo levantadas pela equipe técnico-pedagógica do Cetam e, ainda no primeiro semestre, o Catálogo de Cursos será atualizado e disponibilizado no site para consulta.

“A preocupação do Cetam é a mesma do Governo do Amazonas: ampliar e diversificar a oferta de cursos em todo o estado. E é isso que iremos intensificar em 2022”, informou José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Cetam, frisando que não existe um município amazonense onde o Cetam não esteja presente, formando mão de obra qualificada.

Escola na zona leste

Alunos também poderão esperar por mais espaços físicos, leia-se novas escolas. Em 2022, a zona leste de Manaus ganhará a primeira unidade de educação profissional. Trata-se do Centro Cultural Aníbal Beça, agora sob a direção do Cetam e que passará por reforma e revitalização.

Hoje, na capital, a instituição conta com quatro escolas próprias: Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro; Escola Estelio Dalison, no São Jorge; Escola Francisca Saavedra, na Colônia Oliveira Machado; e a Unidade Galileia, na zona norte. Também está presente em todas as 61 cidades do interior do Amazonas.

O Cetam possui sede própria em Tefé, Itacoatiara, Maués e Tabatinga. Em 2022, vai inaugurar sua sede no município de Benjamin Constant e iniciará a construção de novas unidades em Manacapuru e Parintins. Todas ganharão identidade visual baseada nos aspectos culturais de cada região.

Centro de Gastronomia vai virar realidade

Outra grande novidade para o novo ano é a inauguração do Centro Cultural de Gastronomia do Cetam, localizado no Centro de Manaus. A unidade funcionará em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e abrigará diversos cursos na área.

Outro prédio a ser reformado após passar para o comando do Cetam é o da antiga sede do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), na avenida Djalma Batista. No local serão ofertados cursos técnicos voltados à indústria 4.0.

Novos laboratórios e melhor internet

Em 2022, o Cetam irá implantar laboratórios técnicos em escolas da capital, bem como laboratórios de informática adequados às práticas de cursos como Design e Produção de vídeos. Também serão modernizados os parques de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Será reformado todo o parque de informática da instituição com a aquisição de 2.500 novos computadores. “O ano de 2022 trará a renovação do parque de informática do Cetam, além de internet em todos os municípios”, adiantou o diretor-presidente José Augusto de Melo Neto.

De acordo com ele, o Cetam licitou internet via satélite e, a partir de 2022, o Estado atenderá 100% de suas unidades. “Essa internet vai otimizar o trabalho do Cetam em todos os municípios amazonenses, possibilitando mais interação e maior aprendizagem dos estudantes”, disse José Augusto.

“Vamos equipar nossas unidades próprias e também os ambientes abrigados em espaços cedidos via parcerias. Assim, serão facilitadas as aulas on-line, as videoconferências, cursos de informática e demais serviços que necessitem de conexão”, destacou o diretor-presidente.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Defensoria Pública abre processo seletivo de estágio em Direito

As inscrições no Cadastro de Reserva da Defensoria Pública do Estado do Amazonas estão abertas para candidatos ao Estágio de Direito com bolsa de R$987 e auxílio transporte.

27 de janeiro de 2022

Secretários de Fazenda aprovam congelamento de ICMS dos combustíveis

Congelamento do preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), base para cálculo do ICMS, tinha validade até 31 de janeiro. Com a decisão, valerá por mais 60 dias.

27 de janeiro de 2022

Jovem aprendiz colabora em média com 30% da renda das famílias, diz fórum

Fórum lançado nesta quinta, busca soluções para ampliar estágio e primeiro emprego no Brasil por meio de ações alinhadas com Estados e Municípios e ao Novo Ensino Médio.

27 de janeiro de 2022

Empresas podem acionar Justiça para liberar mercadorias na Receita

Mais empresas podem seguir a Moto Honda e acionar a Justiça para desembaraçar mercadorias fiscalizadas no operação padrão dos auditores fiscais, diz a Fieam.

27 de janeiro de 2022

Setor imobiliário deve frear reação devido Inflação e juros altos, em 2022

Conjuntura de 2022 com inflação e juros altos tem diferença em relação ao ano passado quando o mercado imobiliário reagiu bem apesar da pandemia, dizem especialistas.

27 de janeiro de 2022

Faturamento do PIM cresce 32% até novembro de 2021 e bate recorde

De acordo com dados da Suframa, o faturamento do Polo Industrial de Manaus acumulado de janeiro a novembro de 2021 atingiu volume recorde de quase R$ 145,59 bilhões.

27 de janeiro de 2022

5 milhões de m³/dia: consumo de gás natural atinge volume inédito no AM

Volume demandado em 2021 alcançou média de 5,2 milhões de m³/dia, alta de 5,5 % em comparação com o ano de 2020, segundo cálculos da Cigás.

27 de janeiro de 2022

Confiança da indústria registra sexta queda consecutiva, informa FGV

Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto em janeiro, para 98,4 pontos, o menor nível desde julho de 2020, quando o índice atingiu 89,8 pontos.

27 de janeiro de 2022