fbpx

domingo, 03 de julho de 2022

Do rancho ao empréstimo pessoal: Bemol expande para mercado e banco digital

Estratégia de ampliação da rede varejista já conta com drogarias Bemol Farma e com uma usina de energia solar. Ao RealTime1, diretor financeiro explica sucesso da marca.

1 de junho de 2021

Compartilhe

Em nova expansão, Bemol ganha mercado e banco digital próprio (Foto: Reprodução)

Dando continuidade ao processo de expansão de mercado, a Bemol anunciou que pretende lançar, no segundo semestre, o seu próprio banco digital: o Conta Bemol.

O serviço vai funcionar como uma grande plataforma, na qual o cliente vai poder abrir uma conta, ter serviços bancários tradicionais, receber e mandar dinheiro seja através de Pix, TED ou DOC. Também será possível pagar boletos e contas.

“A Conta Bemol vai ser uma conta digital. Dentro de nossa estratégia tem um braço financeiro que é importante na Bemol. O serviço será uma grande plataforma com vários produtos conectados. Ela chegará ao mercado ao longo do segundo semestre, por fases, a partir de julho”, é o que explica o diretor financeiro da Bemol, Marcelo Forma.

A plataforma vai se aproveitar da experiência que a empresa amazonense tem como a varejista com, provavelmente, o maior percentual de financiamento de vendas do Brasil. Segundo os números da Bemol, hoje, cerca de 70% de todas as vendas são financiadas pela própria rede e não pelos bancos. Este grande volume de crédito, também será incorporado pela nova plataforma financeira da Bemol.

“O mais importante é que, como a gente tem o nosso crediário, que é o financiamento que a gente faz, esse crediário vai virar digital e vai estar nesta plataforma da Conta Bemol”, explicou.

Sem conta bancária

A estratégia adotada pela empresa foca no no estímulo ao consumo e na concessão de crédito a clientes que hoje não possuem a oportunidade de ter uma conta bancária. Ainda segundo o o Chief Financial Officer (CFO) da Bemol, qualquer pessoa poderá ter uma Conta Bemol, e não apenas os clientes da rede varejista.

“Dar crédito para os clientes comprarem uma televisão ou uma geladeira é comum. Agora, dar crédito para os clientes comprarem na farmácia ou comprar no mercado, não é normal. Nosso crédito é para qualquer coisa que a Bemol tem hoje nas suas plataformas de vendas, seja fisicamente, seja online”, completou Forma, destacando ainda o papel social que a Bemol desempenha no Estado.

“Temos uma grande população ‘desbancarizada’ aqui na região e muita gente não tem condições de ter uma conta bancária, não têm crédito e não conseguem consumir. A Bemol tem feito este papel social de maneira bastante intensa”.

Empréstimo pessoal

Na mesma vertente de serviços financeiros, a Bemol também inicia a desenvolver o um novo produto: o empréstimo pessoal. Limitado hoje exclusivamente a clientes Bemol, o serviço tem hoje uma grande demanda dentro da rede varejista e também será incorporado à Conta Bemol.

Mercado Bemol

Outra fase da expansão da marca que já está em funcionamento é Mercado Bemol. Agora, além dos tradicionais produtos vendidos pela rede, como eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e móveis, os clientes Bemol já podem comprar cestas básicas, alimentos em geral, bebidas, produtos de limpeza e produtos de higiene por meio de três canais de vendas.

O deles é o canal digital, através do site Mercado Bemol. “Este formato que opera única e exclusivamente pelo canal digital reponde hoje por 50% das nossas vendas de mercado”, informou Marcelo Forma.

Um segundo formato de vendas do mercado, é a estratégia Omnichannel, ou seja, vendas a partir das lojas físicas Bemol, sem ter estoque de produtos de mercado. As vendas neste formato correspondem por 35% do total.

“Nesta modalidade o produto não está na loja. O vendedor faz a venda nas lojas físicas mas o produto sai depois do nosso Centro de Distribuição e será entregue na casa do cliente. É como se fosse uma compra online, mas não com o cliente comprando sozinho, direto na plataforma. É ele indo na loja física e o vendedor vendendo produtos que não estão na loja, mas constam do nosso catálogo”, explicou.

Por fim, um experimento de loja física do Mercado Bemol funciona na unidade da Avenida Camapuã, na zona norte de Manaus. Trata-se de um espaço de 150 metros quadrados, com variedade de produtos de mercado. As vendas da única loja física do Mercado Bemol respondem pelos 15% restante das vendas. Os números têm agradado a diretoria da rede varejista, que já pensa em expandir a experiências para outras unidades da loja.

Loja física do Mercado Bemol fica na unidade da avenida Camapuã, na zona Norte de Manaus (Foto: Divulgação)

“As vendas desta loja têm evoluído bastante bem e estamos avaliando expandir este formato de loja física do mercado para dentro de outras lojas Bemol”, revelou Marcelo.

Da crise, a oportunidade

A experiência da Bemol com o mercado teve início em março de 2020, e foi motivada principalmente pelas restrições de circulação do início da pandemia do coronavírus. Durante o período mais rigoroso de distanciamento social, quando as lojas físicas se viram obrigadas a fecharem as portas, a plataforma do ecommerce Bemol que antes respondia por 3% das vendas passou a representar 60% do total.

“Começamos a entender que, pela questão da restrição de circulação, algumas necessidades básicas de nossos clientes era alimentação e eles não tinham alternativas para comprar alimentos online aqui no Amazonas. Rapidamente, nos organizamos e, ainda em março de 2020, começamos a vender cestas básicas, cestas de produtos de limpeza, e cestas de doces, para ajudar as pessoas a confeitar e fazer produtos em casa. E esse serviço teve uma demanda muito alta. Chegamos a vender 20 mil cestas por mês, e acabamos nos tornando o maior e-commerce de alimentos da região durante a pandemia”, relatou o diretor financeiro.

Bemol Digital

Outra oportunidade que veio junto com a pandemia foi a aceleração do processo digital da loja. Durante este período, foi desenvolvida a Bemol Digital, que tem desenvolvido uma gama de produtos digitais que pretendem transformar todos os negócios da rede.

Um dos exemplos de projetos que estão sendo desenvolvidos pela Bemol Digital é o aplicativo Bemol Online, que será app de e-commerce da Bemol. Nele, os clientes vão poder pagar as parcelas de seu crediário através do Pix. A previsão é de que o aplicativo seja disponibilizado em, no máximo, dois meses.

“Ele está saindo do forno com uma nova versão desenvolvida pela Bemol Digital. Nele, o cliente terá uma experiência extremamente agradável para fazer compras na Bemol. São poucos os varejistas hoje que conseguem receber de seus clientes na modalidade do Pix e a gente já está incluindo o Pix em todos os nossos canais de pagamento”, garante.

Outras expansões

A estratégia de ampliação da marca da rede varejista já conta com a rede de drogarias Bemol Farma e com a usina de energia solar Bemol Solar, que aluga painéis de energia solar para uso domiciliar.

Bemol Solar é um dos investimentos que fazem parte da expansão da marca no mercado (Foto: Divulgação)

Para Marcelo Forma, as expansões são reflexos da lógica do mercado atual, que busca cada vez mais entender as necessidades do cliente e o coloca como o principal foco do negócio.

Então, é a partir dessas necessidades, segundo o diretor financeiro da loja, que a Bemol desenvolve os portfólios de produtos e serviços, trazendo cada vez mais conveniência aos clientes e oferecendo uma gama maior de produtos.

“A gente acredita que este modelo mais tradicional do varejo não vai sobreviver. Dentro desse conceito, entendemos que precisaríamos mudar nossa estratégia para este formato de ecossistema. Temos que ter um pilar financeiro, para financiar nossos clientes e oferecer cada vez mais recursos; temos que ter um pilar logístico, para ter velocidade e qualidade nas entregas; e, naturalmente, precisamos ter nossas plataformas de vendas, onde podemos oferecer uma gama cada vez maior de produtos, com boa qualidade e bons preços. É dessa maneira que vamos conseguir conquistar e manter nossos clientes”, explicou Marcelo sobre a ‘fórmula do sucesso’ da loja.

O tamanho da Bemol

Atualmente a Bemol conta com 28 unidades, 26 farmácias, 3 centros de distribuição localizados em Manaus, Porto Velho e Rio Branco, e conta com cerca de 3.700 colaboradores. O plano para este ano é abrir mais cinco lojas e 20 drogarias, atingindo a marca de 4 mil funcionários.

Através de sua plataforma online, a Bemol está em 51 dos 62 municípios do Amazonas. Em muitos deles, a empresa foi a responsável por levar e instalar a rede de internet de maneira gratuita, além de crédito.

Texto: Lucas Raposo

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022