sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Comércio repassa aumentos na energia e itens encarecem cerca de 10%

Fecomércio afirma que presente do dia dos pais deverá custar mais caro neste ano. Sem alternativas frente aos constantes reajustes, comércio eleva preços em até 10%.
COMPARTILHE
pandemia covid-19 fiocruz varejo no centro de manaus em meio a pandemia de covid-19

Os preços dos produtos ofertados pelo comércio encareceram pelo menos 10%. O motivo, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), é o efeito em cadeia dos reajustes nos preços dos combustíveis e da energia elétrica.

O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, comenta que os constantes reajustes nos preços em todo o país afetam diretamente os valores cobrados em toda a cadeia de suprimentos até que o produto final chegue ao consumidor.

“Os valores do frete e de matérias-primas encareceram e impactam diretamente nos custos do produto final. Os produtos oneraram em pelo menos 10%, em relação ao valor cobrado há semanas atrás”, informa o empresário.

Crescimento nas vendas para o dia dos pais

Frota ainda informa que o comércio elevou o volume de compras para o período do dia dos pais, em relação ao estoque ofertado em agosto de 2020. A expectativa, segundo ele, é de incremento entre 10% e 15% no faturamento com as vendas no período.

“Números contabilizados pela Suframa mostram que de janeiro a maio deste ano o comércio comprou R$12 bilhões em produtos do mercado nacional, o que representa metade do volume total comprado em 2020. Isso demonstra recuperação e vigor ao setor. Esperamos melhores resultados nas próximas datas comemorativas”, avaliou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

COMPARTILHE
NOVO PASSO