quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Brasil e Colômbia assinam acordo de cooperação econômica e ambiental

Bolsonaro recebeu o presidente da Colômbia, Iván Duque, nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, para assinatura dos atos bilaterais em áreas estratégicas.
COMPARTILHE
Colômbia

O Governo Federal firmou uma série de acordos de cooperação com o governo colombiano para realizar projetos de desenvolvimento social e econômico em áreas estratégicas como ciência, tecnologia, saúde, agricultura, exportações, segurança e sustentabilidade.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente da Colômbia, Iván Duque, nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, para assinatura dos atos bilaterais. Carlos Melles, presidente do Sebrae, estabeleceu acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena) para expansão de boas práticas que impactem as duas nações.

De acordo com Bolsonaro, os dois países irão juntos à conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, a COP 26, na Escócia, para defender a Amazônia. “Com certeza chegaremos unidos em Glasgow para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós: a nossa querida, rica e desejada Amazônia”, afirmou.

Segundo o presidente, o encontro com Iván foi muito produtivo, pois discutiram assuntos que irão impulsionar o desenvolvimento da economia colombiana e brasileira.

“Trocamos informações e interesses mútuos que nos preocupam e que podem levar nossos países para melhores resultados. A Colômbia apresenta alto grau de imunização, assim como no Brasil esperamos voltar à normalidade o quanto antes. Tratamos de biodiesel, etanol ciência, tecnologia e agricultura. A questão da segurança alimentar, que é um objetivo permanente de qualquer nação, também foi discutida. Além de entender os problemas, queremos buscar melhorias para nossos povos”, declarou Bolsonaro.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Iván Duque confirmou que a proteção da Amazônia é uma pauta prioritária para Colômbia e o Brasil, defendendo que haja políticas de respeito à soberania e combate aos crimes ambientais em um território “tão valioso”. O presidente colombiano disse que enxerga os acordos como uma oportunidade para que os países fortaleçam suas relações comerciais.

“Quero destacar que as relações bilaterais entre Brasil e Colômbia estão no ponto mais alto, vamos seguir fortalecendo isso. Essa relação será crescente através das exportações, da entrada de empresários brasileiros no mercado colombiano com produtos agrícolas e industriais, da troca de experiências, da geração de empregos e mão de obra qualificada”, disse.

Sebrae e Sena

O acordo assinado por Sebrae e Sena une duas instituições que são referência em projetos de capacitação, aprendizagem e melhoria do ambiente de negócios. Ambas estão comprometidas em compartilhar metodologias e boas práticas de fomento ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil e na Colômbia, especialmente em temáticas de inovação, tecnologia, produtividade, acesso a crédito e novos modelos de negócio.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o acordo é um avanço porque motivará o contato das duas nações, possibilitando entendimento mútuo dos problemas e soluções aplicáveis nos diferentes contextos.

“Estabelecer conexões com países vizinhos é fundamental, pois permite que nós possamos entender o que tem dado certo por lá e nos dá a chance de mostrar o que tem funcionado por aqui. Vamos trocar iniciativas que incentivam o emprego, geram novos modelos de negócios, aumentam a competitividade e impactam diretamente na economia”, observou.

Fonte: Sebrae

Leia mais:

COMPARTILHE