quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Bactérias substituem adubação nitrogenada em lavouras

Descoberta é baseada na observação de que inoculação resulta em produtividade similar, de 1,5 mil quilogramas por hectare.
COMPARTILHE

Estudo da Embrapa Amazônia Ocidental revela que a bactéria rizóbio pode substituir adubação nitrogenada no cultivo de feijão-caupi no Sistema de Plantio Direto (SPD).

Essa descoberta é baseada na observação de que a inoculação resulta em uma produtividade similar, em torno de 1,5 mil quilogramas por hectare.

Neste procedimento, as sementes são envolvidas por um revestimento chamado inoculante, um produto comercial que contém rizóbios, bactérias benéficas.

Além disso, essas bactérias têm a capacidade de capturar o nitrogênio presente no ar e fornecê-lo às plantas.

No estudo mencionado, a incorporação da bactéria Bradyrhizobium spp. possibilitou uma redução de 20% nos custos, enquanto mantinha uma produtividade comparável à aplicação de 40 kg de nitrogênio por hectare em solos do tipo latossolos encontrados no estado do Amazonas.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil são as principais produtoras de feijão-caupi (Vigna unguiculata).

Do mesmo modo, essa leguminosa é conhecida por diferentes nomes dependendo da região, como feijão-de-corda ou feijão-fradinho.

Os agricultores no estado do Amazonas cultivam o feijão-de-praia, alcançando uma produtividade média de cerca de 900 kg por hectare.

Em Manaus, considerando os insumos de dezembro de 2022, a economia ao optar pelo inoculante em vez da adubação nitrogenada é de cerca de 560 reais por hectare.

Entretanto estudos mostram que o Sistema de Plantio Direto melhora a qualidade biológica do solo, aumentando a atividade microbiana e o teor de carbono.

Além disso, a prática contribui diretamente para o armazenamento de carbono no solo, o que, por sua vez, tem um efeito indireto na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono.

Sobre o estudo

A conclusão desse estudo está disponível na Circular Técnica 87, intitulada “Inoculação de rizóbio em feijão-caupi cultivado no Sistema de Plantio Direto no estado do Amazonas, Brasil”.

Com informações da Embrapa

Leia Mais:

COMPARTILHE